3.19.2012

Gestão democrática participativa

Entende-se que, em uma gestão democrática participativa, todos se envolvem no processo, uma melhoria constante, ou seja, assumir um compromisso na melhoria da Instituição, para solucionar problemas e auxiliar na tomada de decisões.
A confiança, no potencial de sua equipe, é fundamental para o desenvolvimento da instituição, pois demonstra uma organização unida em prol dos mesmos objetivos, o que facilita uma comunicação mais direta e eficaz, para solucionar os problemas , o que proporciona um relacionamento de cumplicidade entre líder e liderados.
O desenvolvimento de equipe é uma dimensão básica do estilo de gestão participativa. O diretor eficaz é um líder que trabalha para desenvolver uma equipe composta por pessoas que conjuntamente são responsáveis por garantir o sucesso da administração.. A ênfase principal da liderança está no papel do gestor, pois o líder deve ajudar a desenvolver habilidades nos outros, para que compartilhem a gestão da unidade. A equipe modelo de liderança se assenta em três pilares  fundamentais:
a) a criação de uma equipe com responsabilidade compartilhada;
b) desenvolvimento contínuo de habilidades pessoais e sempre incentivando as ações tomadas pela equipe;
 c) a construção e a determinação de uma visão de conjunto. (LÜCK, 1998, p.45).
A gestão participativa aumenta as chances das tarefas serem executadas com eficácia. Na medida em que um grupo unido busca novas oportunidades, há uma troca mútua de conhecimentos e conseguem detectar os problemas que ocorrem, na equipe.. Cada indivíduo sente-se comprometido e motivado a resolvê-los da melhor maneira possível.
Gestão é o ato de administrar um bem fora de si (alheio), "mas também é algo que traz em si porque nele está contido. E o conteúdo deste é a própria capacidade de participação, sinal maior da democracia" (CURY, 1997, p. 27).
A gestão democrática é tarefa de todos, governo e sociedade, mas para que ocorra essa sintonia é necessária à participação de todos os segmentos que compõem o processo educacional, de um trabalho coletivo que busque ações concretas. Para que se efetive essa gestão democrática, faz-se necessário vivenciar, no dia-a-dia, incorporar ao cotidiano do trabalho e tornar essencial para a vida organizacional da instituição, assim como é fundamental a presença do gestor (lider) e o seu liderado.
A gestão democrática vem com o propósito de substituir o paradigma autoritário pelo democrático, dar oportunidade de os indivíduos, que estão envolvidos, liberarem seu potencial, mostrar seus talentos e sua criatividade, na solução de problemas cotidianos. Na gestão democrática, a participação de cada pessoa é fundamental, independentemente do nível hierárquico.
A gestão democrática não é um processo simples, de curto prazo, mas também, não é um processo tão complexo ou irrealizável. .
O processo de democratização não é tão simples para implantá-lo, principalmente em curto prazo, mas também não é extremamente complexo ou impossível de ser realizado, constitui-se uma ação ou uma prática que deve ser construída pela instituição. Entretanto, o processo democrático, na sua complexibilidade, exige ações imediatas e concretas e esbarram nas limitações da autonomia e, até mesmo, nas políticas empreendidas pelos próprios gestores. Assim, "As relações entre os gestores das atividades produtivas devem estar abertas ao conflito, pois o consenso não é ponto de partida para a interação dos gestores, pois, apenas obscurece a diversidade, sendo que ele deve ser buscado na trajetória que comporte a discussão e o conflito, enfim, o consenso e as decisões devem ser construídos coletivamente". (BASTOS, 1999, p. 23)
Uma gestão democrática, a própria palavra nos diz, promove a redistribuição de responsabilidades, idéia de participação, trabalho em equipe, decidir sobre as ações que serão desenvolvidas, analisa situações e promove confronto de idéias, procura-se, assim, o êxito de sua organização, através de uma atuação consciente.
A descentralização dos processos de gestão e a democratização, trazem como objetivo o desenvolver o espírito em equipe, as decisões compartilhadas independentemente do nível hierárquico que ocupa dentro da organização, mobilizar as pessoas, para demonstrar seus talentos, até então ocultos, para a realização de trabalhos, incentivar para colocar idéias em prática e assim auxiliar a escola na solução de problemas ou mesmo então de inovar com novos projetos.

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