3.21.2012

OCULOPLÁTICA AJUDA A REJUVENESCER A ÁREA DOS OLHOS

Oculoplática ajuda a rejuvenescer a área dos olhos

A oculoplástica é uma alterantiva para quem não quer rugas tão cedo.

Disfarçar os efeitos do tempo é uma ação constante entre as mulheres a partir dos 40 anos. Para tal, além de uma maquiagem bem feita há, atualmente, a oculoplástica pode ajudar a acabar com os sinais de envelhecimento como rugas, pés-de-galinha e marcas de expressão. Para explicar melhor sobre as práticas envolvidas neste procedimento, a oftalmologista do Hospital dos Olhos, em São Paulo, Célia Sathler, responde perguntas sobre o que a oculoplástica pode fazer pela beleza feminina.
O que é oculoplástica?
O processo de envelhecimento da pele inicia-se em torno dos 30 anos e acentua-se entre os 45 e 50 anos, fase em que a mulher está profissional e socialmente ativa. É neste momento que começa a importância da cirurgia plástica ocular. A oculoplástica é uma área cirúrgica especializada em restabelecer o equilíbrio funcional e estético e facial. E isso é feito por três principais meios:

Blefaroplastia
É a cirurgia estética das pálpebras que elimina as bolsas sob os olhos, o excesso e a flacidez da pele das pálpebras, alcançando resultados bastante expressivos. É uma importante aliada na conquista de uma aparência mais jovem e descansada. A blefaroplastia também pode ser realizada via trasconjuntival (por dentro das pálpebras) sem cicatrizes na pele. É indicada nos casos em que há somente excesso de bolsas, sem excesso de pele.

Toxina botulínica (botox)
A aplicação da toxina botulínica ajuda a tratar rugas geradas pela expressão facial. Promove relaxamento e até a paralisação temporária da musculatura sob a pele, durando de quatro a seis meses. Com isso, atenua as rugas de expressão existentes e evita a formação de novas.

Preenchimento
Com a idade, os sulcos faciais embaixo dos olhos, sobre a boca, abaixo dos lábios (bigode chinês) e rugas perioculares (pés de galinha) vão se aprofundando. O preenchimento desses sulcos é feito com ácido hialurônico, restituindo o aspecto natural do rosto. Como cada rosto é um rosto, o tratamento é individualizado. Cada pessoa recebe uma indicação de tratamento específica dentre tantas disponíveis.

A especialista faz um alerta importante para quem se interessou pela oculoplástica. De acordo com Célia Sather, é essencial lembrar que para garantir um resultado satisfatório sem comprometimento da visão em qualquer cirurgia plástica na região dos olhos é imprescindível uma avaliação oftalmológica pré-operatória.

RITIDOPLASTIA AJUDA A REJUVENESCER

Ritidoplastia ajuda a rejuvenescer
A ritidoplastia é uma cirurgia simples e que ameniza os efeitos do tempo no rosto.

Rugas mais acentuadas, pele com menos elasticidade e o efeito da gravidade fazem parte do processo natural de envelhecimento de homens e mulheres. Para reverter parcialmente este processo, a ritidoplastia é uma boa solução. Esta é uma cirurgia plástica que retira o excesso de pele para melhorar o quadro.
Segundo Arnaldo Korn, diretor do Centro Nacional de Cirurgia Plástica, em São Paulo, muitos pacientes acreditam na possibilidade de se fazer "o relógio do tempo" ser retardado conforme sua vontade. Mas, Korn alerta que isso não é possível. “Alguns pacientes acreditam na possibilidade de fazer "o relógio do tempo" voltar conforme a sua vontade. Mas, nenhum cirurgião plástico conseguirá isso. O que é possível é melhorar a aparência”, disse.

Ainda de acordo com o especialista, a cirurgia é simples e não oferece grandes riscos ao paciente, mas dependendo do caso, uma cirurgia completa de face, pescoço e pálpebras, pode levar de 3 a 4 horas. O período de internação, no entanto, é apenas de 24 horas e o recém-operado pode sentir leves dores.
Após a cirurgia, fotos são retiradas para que o profissional responsável tenha certeza de que a ritidoplastia foi correta. “Poderá ser recomendada a aplicação de compressas de algodão embebido em água fria sobre os olhos, ou conduta similar, que podem ser trocadas conforme indicação. Isto diminui a intensidade do edema pós-operatório sobre os olhos.”, diz Arnaldo.
Vaidade
Os cabelos só podem ser lavados e penteados, com muito cuidado, entre o segundo e o sétimo dia da ritidoplastia. Caso o paciente queira usar secador, o ar deve estar discretamente aquecido. Pintar o cabelo, somente após a 3ª semana.

Para quem não dispensa maquiagem, Arnaldo Korn faz um alerta. Nas pálpebras, a maquiagem só é permitida três dias depois da cirurgia e na face, em torno do 5º dia. Somente o cirurgião poderá dar mais informações a todo o processo que o paciente deve passar e os cuidados que deve ter.

Nenhum comentário: