3.24.2012

Insônia, bruxismo e outros problemas comuns


Saiba como resolver os principais distúrbios do sono

RIO — O Instituto do Sono, de São Paulo, listou os distúrbios do sono mais comuns. Saiba como tratá-los:
Insônia — Algumas pessoas têm dificuldade de pegar no sono; outras acordam durante a noite com dificuldade para voltar a dormir. Entre as consequências estão cansaço, irritação, dificuldade de concentração, problemas de memória e sintomas de depressão, entre outras.
Ela pode ter muitas causas: problemas psiquiátricos, problemas respiratórios, estresse e uso de bebida alcoólica ou de alguns medicamentos a longo prazo são alguns deles. Para tratá-la, é preciso diagnosticar o motivo corretamente. A terapia comportamental-cognitiva, que promove um reaprendizado do sono, e remédios que podem ser usados durante longos períodos sem provocar dependência são as principais formas de tratamento.
Apneia — É caraterizada pela interrupção ou diminuição da respiração, o que pode levar à queda do oxigênio no sangue e ao despertar. Há várias técnicas para tratá-la. Atualmente, as cirurgias, que já foram muito comuns, são o último recurso. Tem se popularizado o uso do aparelho chamado CPAP, uma máscara, semelhante à de nebulização, que o paciente usa para dormir e é ligada a um aparelho com oxigênio, que mantém a via aérea desobstruída.Narcolepsia - É um distúrbio caracterizado por sonolência diurna, por vezes com ataques de sono, cataplexia e anormalidades do sono REM. O tratamento é longo e feito a base de medicamentos como estimulantes do sistema nervoso central e antidepressivos. Como medida paralela ao tratamento, recomenda-se alguns cochilos voluntários durante o dia, para reduzir a sonolência diurna.
Bruxismo — É caracterizado pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono. Sua causa ainda não foi definida completamente, mas quem precebe os músculos da face doloridos pela manhã ou um desgaste excessivo do esmalte dos dentes pode estar sofrendo deste distúrbio. O tratamento mais recomendado é o aparelho intraoral ou placa miorrelaxante, confeccionado com resina acrílica, que o paciente usa para dormir.
Sonambulismo — Normalmente ocorre na infância: a criança fala, senta-se ou anda pela casa enquanto dorme. Em alguns casos, é preciso tomar medidas de segurança, para que a pessoa não se machuque. Em geral, o sonambulismo desaparece à medida que a criança cresce. Se isso não acontece, pode-se recorrer a medicamentos.
Síndrome das pernas inquietas — É caracterizada por uma necessidade irresistível de movimentar as pernas ou friccioná-las, para aliviar uma sensação desagradável. Como os sintomas costumam aparecer à noite, quando o paciente se deita para dormir, pode levar à insônia. O tratamento é com remédios.


Nenhum comentário: