3.22.2012

Sutiãs com efeito "push-up"

Sutiãs que dão volume aos seios tornam as mulheres mais confiantes


Sutiãs com efeito push-up tornam as mulheres mais confiantes. Foto: Getty Images

Sutiãs com efeito "push-up" tornam as mulheres mais confiantes
Foto: Getty Images
Patricia Zwipp
Os seios realmente mexem com a autoestima feminina. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Manchester, na Inglaterra, sutiãs com efeito "push-up", que conferem mais volume, tornam as mulheres 75% mais confiantes. Os dados são do jornal Daily Mail.
Os cientistas, liderados pelo professor de psicologia Geoff Beattie, analisaram o comportamento de voluntárias entre 20 e 55 anos que não haviam lançado mão de cirurgias plásticas nas mamas. Para isso, utilizaram 60 gravações delas em três diferentes interações diárias, com o sutiã turbinado e com um de modelo comum.
Sorrir, um item que representa emoção positiva e segurança, aumentou 73% quando as mulheres estavam mais avantajadas. Evitar o olhar e quebrar contato visual, características normalmente associadas com baixos níveis de confiança, diminuíram 41%. E movimentos de mãos comuns de quem está desconfortável com a situação, como acariciar o queixo, caíram 64%.
"Minha esperança é que esta pesquisa possa desencorajar as mulheres de procurar por soluções mais drásticas para melhorar a confiança, como o aumento do seio, porque prova pela primeira vez que o que elas usam pode afetar positivamente o seu comportamento", disse Beattie. O estudo foi encomendado pela marca Gossard para o lançamento do sutiã Super Egoboos
 As mulheres já experimentaram de tudo para evitar que os seios fiquem caídos: desde os espartilhos de cinco séculos atrás até minúsculas peças de náilon. Hoje o sutiã é mais confortável e está incorporado à moda. Mais do que um acessório, a peça retarda o efeito da gravidade e ajuda a modelar os seios, mas também pode causar alergias e até machucar. Por isso, é bom prestar atenção na hora de escolher o modelo
Por Ana Holanda
Qual é a importância de usar sutiã?
O sutiã funciona como um suporte que preserva os tecidos de sustentação dos seios. Seu uso é mais importante durante o período pré-menstrual, a gravidez e a amamentação, quando as mamas ficam mais pesadas.
Por que o uso é indispensável durante a amamentação?
Porque impede, principalmente, que o leite "empedre".
Usar sutiã todos os dias evita que os seios caiam?
O uso diário ajuda a diminuir a ação da gravidade, mas não há maneira natural de manter os seios firmes por toda a vida. A ação do tempo é inevitável para todas: na menopausa, quando os níveis do hormônio estrógeno caem muito, as fibras de sustentação ficam flácidas. A reposição hormonal ameniza a perda da elasticidade.

Cremes e ginástica localizada podem retardar a flacidez?
Os cremes apenas hidratam a pele dos seios, sem interferir nas fibras. Os exercícios podem enrijecer a musculatura peitoral e isso acaba, de certa forma, auxiliando na sustentação.

É preciso usar sutiã para fazer exercícios físicos?
Sim, porque corridas ou exercícios de impacto, por exemplo, forçam as fibras de sustentação dos seios. Há sutiãs próprios para ginástica, mais reforçados, mas os tops também funcionam bem.
É necessário dormir de sutiã?
Não, porque quando a mulher está deitada, a pressão sobre as fibras é praticamente inexistente.
Quando se deve começar a usar sutiã?
Assim que os seios se formarem as adolescentes já devem usar a peça. Quanto mais cedo o sutiã é adotado, mais se preservam as fibras de sustentação.
Existem modelos específicos para diferentes tamanhos de seios?
Para seios grandes, o ideal são os modelos com a lateral larga. É preciso trocar constantemente a posição das alças para que os ombros não fiquem marcados e doloridos pelo excesso de peso. Para quem tem seios pequenos, o modelo escolhido não tem muita importância.
Qual é a função estética de cada modelo?
Existem sutiãs para aumentar os seios -com enchimentos de tecido, água ou óleo- e para levantá-los -os do tipo meia-taça, com aros. Os modelos com costura transversal horizontal projetam os seios para frente e os que têm costura transversal vertical mantêm o formato natural das mamas.
Existem modelos adequados para quem fez cirurgia nos seios?
Tanto para casos de cirurgia plástica estética como para mastectomias que retiram tumores ou nódulos existem sutiãs específicos para o pós-operatório, que funcionam como um molde, ajustando os seios no lugar, e ajudam na recuperação.
Como escolher o tecido do sutiã?
A melhor opção são as peças de algodão ou as mistas (que misturam fios naturais e sintéticos), porque absorvem melhor a umidade do corpo. Tecidos sintéticos e pouco absorventes contribuem para que fungos (tipo micose) se desenvolvam embaixo ou no bico dos seios, podendo causar até infecções -o tratamento dura de uma semana a 15 dias e é feito com remédios que combatem os fungos. Neste período, o uso de sutiãs de algodão deve ser prio-ridade. Para quem tem pré-disposição, os tecidos sintéticos também podem provocar alergias: os seios ficam vermelhos e coçam e há ressecamento e descamação da pele.
Faz mal usar sutiã com suporte de arame?
Esse modelo não influi na formação de caroços ou nódulos. Mas quem usa peças desse tipo muito apertadas por muito tempo - diariamente, por exemplo - pode provocar a formação de um tipo de "cicatriz" interna embaixo dos seios, como se fosse um cordão.
Qual é a influência da ali-mentação sobre os seios?
A firmeza das fibras depende de proteínas, o baixo consumo desses compostos pode fragilizá-las e fazer com que percam seu poder de sustentação. É claro que uma alimentação saudável também traz como resultado seios mais bonitos.
O que acontece quando há variação de peso?
Quando a pessoa emagrece muito rápido, o espaço antes ocupado pela gordura fica vazio, os seios perdem a sustentação e tendem a cair. Ao engordar o efeito é o mesmo, porque os seios ficam mais pesados.
Fontes: Angela Coelho da Fonseca, supervisora de estilo da Jogê; Claudio Kemp, professor de mastologia da Unifesp; Karyn Gau, estilista da Valisère; e Luciane Scattone, dermatologista e mestre em medicina pela Faculdade de Medicina da USP
Sites de fabricantes de sutiãs

  • De Millus
  • Del Rio
  • Jogê
  • Marcyn
  • Scala
  • Valisère
  •  

    Sutiã com alças de silicone e laterais largas é ideal para seios grandes,  (Jean Fabian) Modelo usado no pós-operatório, (Jean Fabian) O formato do bojo "aumenta" o busto,  (Marcyn)

    Modelo com enchimento de água e óleo, (Valisère) Sutiã próprio para ginástica,  (Scala)\ Meia-taça com alças removíveis,  (Marcyn)

    Meia-taça para todos os tamanhos de seios,  (Triumph) Meia-taça em micromodal, um tipo de fio que absorve melhor a umidade,  (D'Oro) Modelo especial para amamentação tem costura reforçada,  (My Lady)

    Meia-taça com bojo mais largo para seios grandes,  (Triumph) Meia-taça em modal, um tipo de microfibra que garante conforto,  (Triumph) Sutiã cirúrgico para modelar os seios, sem costura,  (De Millus)
    Fotos still: Thomas Kremer/ Produção: Kika Pereira de Sousa

Nenhum comentário: