3.22.2012

Elogiar o trabalho: o maior incentivo

Como elogiar para obter o melhor das pessoas?

Pesquisadores descobriram que o elogio é uma fonte inesgotável de estímulos para um melhor desempenho das pessoas.
Dois grupos de pessoas foram estimulados com diferentes tipos de elogios. Um dos grupos obteve um resultado final formidável.
Como elogiar para obter resultados excelentes?
Muitos elogiam a inteligência do ser humano. Desde cedo, os pais, por exemplo, elogiam seus filhos dizendo: “Parabéns, você é muito inteligente, por isso tirou notas boas na escola”.
No trabalho, os líderes elogiam seus colaboradores dizendo: “Muito bem, você é muito competente”.
Mas, segundo a pesquisa, essa não é a melhor forma de elogio, pois o grupo que recebeu esse tipo de elogio, quando foi instada a realizar um novo desafio, opcional, acabou desistindo.
Por quê? Os estudiosos concluíram que o problema estava na forma do elogio. Quando alguém é elogiado na inteligência, na competência, tende a ter receio de errar nos próximos desafios, ou, acredita que é tão bom que nem precisa mais mostrar do que é capaz.
Como elogiar?
O outro grupo fora elogiado, mas, pelo ESFORÇO que teve. Por exemplo, na empresa, o líder diz: “Parabéns pelos resultados que atingiram, parabéns pelo grande esforço, é isso que faz valer a pena trabalhar com vocês”.
Elogiar o esforço incentiva a fazer de novo e cada vez melhor.
Portanto, ao elogiar seu filho, seus colaboradores, quem quer que seja, elogie pelo ESFORÇO.
Obviamente que no mundo empresarial o que vale são os resultados. Mas, quando as pessoas atingirem esse resultado, elogie muito mais pelo esforço que empreenderam do que a inteligência que tiveram.
Sucesso e muitas felicidades, sempre!

Nenhum comentário: