7.16.2012

China admite: tempos difíceis vieram para ficar

Primeiro-ministro chinês diz que obstáculos para o crescimento da economia serão duradouros

o primeiro-ministro chinês Wen Jiabao
China, do primeiro-ministro Wen Jiabao, é 'BRIC' com os maiores recursos financeiros (Getty Images)
O primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, alertou neste domingo que a recuperação econômica do país ainda não é estável e que os obstáculos deverão prosseguir por algum tempo, de acordo com reportagem da agência de notícias estatal Xinhua. Durante viagem pela província de Sichuan neste fim de semana, Wen pediu grandes esforços para fortalecer a vitalidade e o dinamismo do crescimento econômico.
"A taxa de crescimento da economia ainda está dentro da faixa alvo do governo estabelecida no começo deste ano e políticas de estabilização estão funcionando", observou o primeiro-ministro. Na semana passada a China informou que seu Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 7,6% no segundo trimestre deste ano, o menor nível em três anos e abaixo do avanço de 8,1% no primeiro trimestre.
Leia mais: Contribuição chinesa ao PIB do Brasil deve perder força

Entre os motivos elencados pelo governo estão a crise internacional da Europa e as dificuldades no setor imobiliário e em outros setores da economia. Dos 10,4% em 2010, o crescimento passou a 9,2% no ano passado e depois a 7,8% durante a primeira metade do atual ano. O índice de crescimento no segundo trimestre é o mais baixo registrado desde os 6,6% do primeiro trimestre de 2009.
Leia mais: Produção industrial chinesa sobe 9,5% em junho

(Com Agência Estado e France-Presse)

Nenhum comentário: