7.16.2012

VINHO PROTEGE AS MULHERES DA OSTEOPOROSE

Vinho protege as mulheres da osteoporose

Uma taça por dia pode fortalecer a massa óssea. Saiba mais!

De tempos em tempos são descobertos vários benefícios do vinho. Para pesquisadores da Universidade de Harvard, beber uma taça de vinho por dia beneficia a saúde do coração, do rim e, até mesmo, dos seios. Recentemente, outra pesquisa, realizada por pesquisadores da Universidade do Estado do Oregon, também nos Estados Unidos, descobriu que uma taça de vinho por dia protege as mulheres da osteoporose.
Os cientistas analisaram mulheres que já estavam na menopausa, não faziam uso da terapia de reposição hormonal e não tinham histórico de osteoporose ou fraturas. De acordo com os responsáveis pela pesquisa, foi observado que os ossos das entrevistadas que bebiam uma ou duas taças de vinho por dia ficaram mais frágeis quando elas deixaram de consumir o vinho por duas semanas.
Mas, quando as mulheres voltaram a beber o vinho com frequência, ficou constatado que os ossos voltaram a ficar mais fortes. É importante explicar que, para as mulheres, a densidade óssea perde a sua força durante a menopausa devido à queda na produção do hormônio estrogênio.
Apesar dos benefícios, os responsáveis pela pesquisa afirmaram que é preciso consumir o vinho com moderação. A alimentação balanceada e rica em cálcio e vitamina D é essencial para fortalecer a massa óssea. Os cientistas disseram ainda que o hábito moderado e frequente do vinho também é benéfico para os homens.

Nenhum comentário: