10.20.2012

Osteoporose

Combate e Prevenção da Osteoporose

Dados sobre a doença silenciosa ainda são preocupantes


Raio-X de um braço quebrado
Foto: Reprodução
Raio-X de um braço quebrado Reprodução
Na semana em que é lembrado o Dia Mundial de Combate e Prevenção da Osteoporose (20 de outubro), a Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso) divulga os dados de uma pesquisa preocupante: seis em cada 10 brasileiras acreditam que o consumo de apenas um copo de leite por dia pode prevenir a osteoporose.
De acordo com a associação, a quantidade equivale a um terço do mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
— A pesquisa traz uma contribuição importante para a sociedade, especialmente para nós especialistas. Um alerta de que é preciso ampliar e massificar informações sobre o papel da alimentação saudável para a saúde óssea e a prevenção da osteoporose — explica o ginecologista Bruno Muzzi, presidente da Abrasso.
Realizada pelo IBOPE, a pesquisa reuniu mais de 2 mil mulheres em todo o Brasil e indica que a prevenção da osteoporose ainda é incipiente no país. Mais de 60% das brasileiras não ingere as três porções de leite e derivados indicadas para prevenir a osteoporose. Segundo a Abrasso, a falta de preocupação com a doença pode favorecer o aumento no número de casos.
— É importante investirmos em campanhas de conscientização da doença e apresentarmos formas possíveis de obter os nutrientes necessários para a promoção da saúde óssea — diz Muzzi.
De acordo com a entidade, o mais preocupante são as afirmações de mulheres entre 16 a 44 anos sobre a prevenção. De acordo com o estudo, 60% têm a ideia errada de que tomar apenas um copo de leite por dia é suficiente para se manterem saudáveis e, consequentemente, prevenir a osteoporose. O problema também aparece nas mulheres com mais de 45 anos de idade que, mesmo conhecendo a doença, não sabem que a prevenção deve ser iniciada na infância. Para 70% delas, os cuidados devem começar somente na fase adulta, principalmente a partir dos 40 anos; 89% delas também não relacionam a menopausa como fator de risco associado à osteoporose. Outras 36% se incomodam muito pouco ou não se preocupam com o desenvolvimento da doença no futuro. Paralelamente aos hábitos alimentares inadequados, não há uma preocupação em relação à prática de atividade física, importante fator para promoção da saúde óssea em todas as fases da vida. Das entrevistadas, 72% se colocou na categoria sedentária.
Esses dados fortalecem a percepção dos especialistas de que a osteoporose, apesar de mais conhecida do grande público, é vista ainda como algo distante da população. Outro fator que pode contribuir para isso é a crença errada de que a osteoporose é uma doença que causa dores. Para 96% das entrevistadas, a visita ao médico só deve ser feita ao sentir dor .
— É uma percepção errada, pois se trata de uma doença silenciosa — garante Muzzi.
Mas não são só as mulheres que sofrem desse mal. De acordo com a Abrasso, mesmo em proporção bem menor, doença silenciosa atinge também os homens e é tão perigosa quanto a hipertensão. Atualmente, cerca de 10 milhões de pessoas no Brasil tem osteoporose, sendo que a relação é de 10 mulheres com a doença para cada homem.
De acordo com o Muzzi, estima-se que a cada três segundos ocorra uma fratura em consequência da doença em algum lugar do planeta.
— Após os 50 anos de idade, uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens sofrerão pelo menos uma fratura no resto de suas vidas — alerta.
Para reforçar a importância da prevenção da osteoporose, algumas ações estão sendo programadas:
No Rio de Janeiro, o público pode participar de uma palestra realizada pelo endocrinologista Paulo Gustavo Lacativa. O encontro é gratuito e acontece nessa sexta-feira (19), às 14h, no auditório do CCBR, que fica na Rua Mena Barreto 33, em Botafogo. Tel: (21) 2527-7979. Na ocasião será distribuído gratuitamente um livreto da Federação de Pacientes de Osteoporose (Fenapco) com informações sobre a doença, conselhos para prevenção e dicas com várias receitas com alimentos a base de cálcio. O CCBR também oferece o exame gratuito de densitometria óssea para mulheres a partir dos 60 anos.
Em São Paulo, a edição 2012 da campanha nacional de conscientização popular “Seja Firme Forte - Osteoporose” distribui cartilhas informativas nos principais pontos da cidade.
Nesta sexta-feira (19): Das 13h às 16h, no Centro de Referência do Idoso da Zona Norte (Rua César Zama 1, Santana);
No Sábado (20): Das 9h às 12h, no Prédio Gazeta (avenida Paulista 900), e no Vão do Masp (Avenida Paulista 1.578); das 13h às 16h, no Metrô Ana Rosa (Avenida Conselheiro Rodrigues Alves com a Rua Domingos de Morais), no Metrô Paraíso (Rua Vergueiro com a Rua Correia Dias), e na Escola Paulista de Medicina (Rua Pedro de Toledo com a rua Napoleão de Barros);
No domingo (21): Das 9h às 12h, no Parque Trianon (Portão 4, em frente ao Masp, Avenida Paulista 1.578); das 13h às 16h, no Parque Villa Lobos (Avenida Prof. Fonseca Rodrigues 2001, em Pinheiros).

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/saude/nova-pesquisa-eventos-na-semana-do-combate-prevencao-da-osteoporose-6453858#ixzz29o6lscGG
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Nenhum comentário: