10.15.2012

Protetor solar em cásulas


Cientistas querem produzir cápsulas de protetor solar com composto extraído de corais

O Globo
RIO - Para quem adora sol mas odeia a rotina de proteção solar, uma solução pode estar a caminho: cientistas britânicos descobriram como os corais se protegem dos danos causados pelos raios ultravioletae agora esperam usar essa informação para produzir um protetor solar em pílula.
Uma única cápsula poderia proporcionar semanas de proteção para a pele e os olhos, cortando as chances de câncer, afastando a necessidade de cremes e óculos de sol, e mantendo longe rugas e outros sinais de envelhecimento, afirma reportagem publicada no britânico "Daily Mail". A má notícia é que a mesma pílula impediria qualquer bronzeamento da pele.
Segundo os cientistas do King´s College de Londres, a pílula poderia ser testada nas pessoas por cinco anos e se tornar amplamente disponível e barata em uma década. Eles se inspiraram em amostras de coral coletadas da Grande Barreira de Corais da Austrália. Através da coleta de corais em mergulhos noturnos e a exposição posterior ao sol, os cientistas descobriram o mecanismo de produção de proteção solar, como um bloqueio produzido pelas algas.
- Descobrimos que as algas fazem um composto que acreditamos ser transportado para o coral, que, em seguida, o transforma em um protetor solar, para o benefício dos corais e das algas. Isso não só os protege de danos dos raios ultravioletas, como temos visto que os peixes que se alimentam dos corais também se beneficiam desta proteção solar - disse o pesquisador Paul Long.
Os pesquisadores agora querem fazer isso em laboratório.
- É absolutamente possível afirmar que, após tomar o comprimido, você encontraria o composto em sua pele e olhos. Seria necessário realizar uma série de exames toxicológicos antes, mas imagino que um filtro solar em comprimido poderia ser desenvolvido em cinco anos. 

Nenhum comentário: