1.14.2015

Como escoar uma safra es-pe-ta-cu-lar!



Governo divulga plano de escoamento para produção de grãos na safra 2014/2015, que deve bater recorde

Os principais Corredores para Escoamento da Safra de Grãos



O Brasil deverá atingir a marca de 202 milhões de toneladas na produção de grãos na safra 2014/2015. O número, além de representar um crescimento de 5%, significa um recorde  mesmo com as incertezas climáticas.

Com o resultado, a Secretaria de Portos, o Ministério dos Transportes e o Ministério da Agricultura divulgaram o plano de escoamento da safra para o período nesta terça-feira (13). As ações começam a ser implementadas já em fevereiro e contam, por exemplo, com colocação de cascalho em trechos de rodovias federais onde não há asfalto e que podem levar os caminhões a atolarem, além de tratores para socorrer veículos encalhados.

As medidas buscam evitar congestionamentos de veículos no corredor de acesso ao Porto de Santos, e melhorar as condições de transporte na região Norte, em especial dos corredores multimodais do Arco Norte nos estados do Mato Grosso, Rondônia, Amazonas, Tocantins e Maranhão.

A ministra da Agricultura, Katia Abreu, anunciou alguns resultados da produção. “No cenário nacional, tivemos aumento de 5% na produção nacional. Só de soja, houve aumento de 11%. E, se considerar, só os estados da Bahia, Tocantins, Maranhã, Piauí, também conhecida por MATOPIBA,  tivemos um crescimento de mais de 60% no aumento da produção. E o mais importante sem desmatamento”, afirmou.


Que prosseguiu: “Não fiquem de olho no Levy [Joaquim, ministro da Fazenda], fiquem de olho no mercado. Quando falavam em possível diminuição de compras de commodities pela China, aumentamos em 20% nossas exportações para lá. Passou o percentual, pela primeira vez, do que exportamos para a Europa

Região da Matopiba conta com a ferrovia Norte-Sul (Dados de safgra 2013/2014)


Para o escoamento, o governo conta com  lei dos portos, aprovada em 2013, que estabeleceu um novo marco regulatório para o setor e possibilitou os investimentos privados com o intuito de modernizar os terminais e diminuir os custos de logística, além de melhorar as condições de competitividade da economia nacional.

“Grande parte [ do escoamento] ocorrerá nos portos da região norte. Teremos já um aumento em 2015 e com os investimentos privados e públicos, com certeza, o movimento logistico no Brasil vai melhorar”, revelou o novo ministro chefe da Secretaria de Portos da Presidência da República, Edinho Araújo, que anunciou a autorização de oitos terminais privados a funcionar na Região Norte.

O Plano Safra também foi mencionado: “Tivemos uma redução das filas e queda no preço do frete em torno de 7%. Essa é a grande questão do custo Brasil”, conclui Araújo.


As instalações privadas (autorizadas e em analise)


Já o ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, disse que “cerca de 136 km rodovias federais que ainda não foram totalmente pavimentados serão complementados com cascalho para garantir o escoamento e que “mais de 53 mil km de rodovias estão disponíveis em todo o país para escoamento da produção nacional”.

O Porto de Santos é o principal em relação à exportação dos grãos brasileiros. Cerca de 48% dos produtos chegam lá por ferrovias. Já as rodovias são responsáveis pelo percurso de outros 42%.



Alisson Matos,






A distribuição espacial da produção (Dados da safra 2013/2014)

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