6.09.2015

Bovespa opera em alta em dia de anúncio de pacote de concessões

09/06/2015 10h24 - Atualizado em 09/06/2015 15h56

Pacote de concessões em infraestrutura foi anunciado nesta terça.
Na véspera, Ibovespa terminou o dia em baixa de 0,31%, a 52.809 pontos.

Do G1,
 Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) opera em alta nesta terça-feira (9), após o anúncio do pacote de concessões envolvendo rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, tendo ainda como pano de fundo um viés sem tendência clara no exterior, com questão grega e possível alta do juro norte-americano em setembro no radar.
Às 15h29, o Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, operava em alta de 0,21%, a 52.918 pontos. Veja cotação.
O índice chegou a subir quase 1% na máxima, logo após a divulgação do Programa de Investimento em Logística (PIL) que prevê investimentos de R$ 198,4 bilhões, mas perdeu fôlego, conforme papéis de setores beneficiados pelo anúncio enfraqueceram, após ganhos nos últimos pregões.

Os papéis da Rumo Logística, Ecorodovias e CCR chegaram a registrar forte alta por causa do anúncio do programa de concessões de infraestrutura. À tarde, porém, os papéis passaram a operar no vermelho.

As ações de concessionárias de transportes passaram a cair após uma abertura mais positiva conforme analistas entendiam que os efeitos do programa do governo federal na área de infraestrutura tendem a ocorrer apenas mais adiante, informou a Reuters.

A equipe do UBS disse que o anúncio do novo plano de logística é positivo, mas ressaltou que pode levar algum tempo para que os projetos se materializem, avaliando um impacto neutro para as empresas no curto prazo.
"O governo brasileiro pretende impulsionar o setor de infraestrutura, oferecendo condições de financiamento mais generosas, e achamos que as empresas vão continuar buscando retornos ainda mais elevados, amparados no ambiente de mercado atual", disse o UBS em nota a clientes, segundo a Reuters.
A corretora Brasil Plural também destacou que, apesar da grande quantidade de investimentos anunciados, o governo afirmou que a maioria dos projetos com aportes de curto prazo - como alterações e renovações de contrato e algumas novas concessões - estão em negociação.
Outras empresas
As ações da Petrobras operavam em alta, diante do forte avanço dos preços do petróleo no exterior e expectativa acerca da divulgação do plano de negócios da companhia aguardado para este mês.
No caso da Vale, as preferenciais tinham leve alta e as ordinárias, leve baixa, conforme os preços do minério de ferro sustentavam-se nesta sessão no maior nível desde meados de fevereiro.
O tom instável no exterior limitava o otimismo local, com o norte-americano S&P 500 rondando a estabilidade, em meio ao receio de agentes financeiros de que o Federal Reserve eleve os juros já em setembro.
Preocupações com a Grécia endossavam o conservadorismo, após oficiais da União Europeia rejeitarem novas promessas de reforma de Atenas, considerando-as insuficientes para liberar fundos que o país precisa urgentemente para evitar um calote.

Na véspera, a Bovespa fechou em queda, em meio à pressão negativa de Wall Street e de ações de mineradoras e siderúrgicas, enquanto papéis de concessionárias ficaram entre as maiores altas antes do anúncio de pacote do governo federal para o setor de infraestrutura. O Ibovespa terminou a sessão em baixa de 0,31%, a 52.809 pontos.

Nenhum comentário: