6.12.2015

Dilma: Somos um governo que tem a coragem de realizar ajustes para dar continuidade ao processo de desenvolvimento.”

Dilma faz apelo ao PT por apoio ao ajuste fiscal e diz que "não mudou de lado"

Na abertura do 5º encontro nacional petista, em Salvador, presidenta diz que precisa da sigla para aprovar as medidas de reequilíbrio financeiro; Lula ignora as citações politicas ao seu instituto nas investigações da Lava Jato e ataca a   imprensa golpista 

dilmaaaaaoo_afp_483x303.jpg
A presidenta Dilma Rousseff fez nesta quinta-feira, 11, um apelo para que o PT apoie o ajuste fiscal, buscou aproximação com a militância e disse precisar do partido para a aprovação das medidas. Ao participar da abertura do 5.º Congresso da legenda, em Salvador, Dilma afirmou que conta com a sigla para a defesa do governo, do pacote e da Petrobras e que não tem receio de se “submeter ao julgamento da história”.
“Nós não mudamos de lado, não alteramos o compromisso que temos com o Brasil, que o PT defende desde que chegamos ao governo”. “Somos um governo que tem a coragem de realizar ajustes para dar continuidade ao processo de desenvolvimento.”
Ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de dez ministros, Dilma disse que apressara a volta da viagem a Bruxelas, onde participou da Cúpula União Europeia-Celac, para estar ali com o seu partido.
“Eu vim para assegurar a cada militante petista que temos uma agenda forte, que vai garantir a retomada do crescimento e um processo de ascensão social”, destacou. “Estejam certos: direitos dos trabalhadores serão garantidos.”
O encontro foi marcado pela falta de entusiasmo da plateia. Muitos dirigentes deixaram o auditório antes do fim dos discursos de Dilma e Lula. A presidenta cobrou dos petistas a “leitura correta” da conjuntura e pediu que todos defendam o governo. “Falem com orgulho da Petrobras, que está ganhando prêmio”, afirmou. “Falem do pré-sal. Deixem claro que não vamos abrir mão do regime de partilha.”
A presidenta discursou por quase uma hora, afirmando que a atual situação do País é necessário para a continuidade dos programas sociais,. Dilma incentivou o combate à corrupção de forma implacável.
Sem acomodação. Antes do discurso de Dilma, Lula também pediu engajamento em defesa da gestão da sucessora. “Não se acomodem no governo, pelo amor de Deus. Não deixem o País parar de crescer e parar de incluir. É nossa obrigação ouvir e compreender esse recado, manter acesa a esperança”, afirmou.
Antes de começar a falar, Lula explicou por que leria o discurso, em vez do costumeiro improviso. “Confesso a vocês que preferi com os companheiros do Instituto (Lula) escrever o que vou falar para não falar com o fígado. Tentarei ser o mais tranquilo que um orador pode ser”, disse.
Horas antes, a CPI da Petrobras havia aprovado a convocação do presidente do instituto, Paulo Okamotto, para explicar os R$ 3 milhões doados pela Camargo Corrêa à entidade, dado divulgado na véspera.

O discurso de Lula foi carregado de ataques à mídia. Depois de dizer que veículos de comunicação e jornalistas decretaram por várias vezes a morte do PT e citar demissões ocorridas no setor, o ex-presidente lembrou indiretamente os dez anos do escândalo do mensalão. “Estamos aqui para mostrar que o PT continua vivo e preparado para novos embates. Machucado, sim, mas bem vivo.”
O ato foi marcado pelo clima de tensão. Com nervos à flor da pele, militantes chegaram a bater boca entre si e abafaram o discurso do presidente do PT, Rui Falcão.
O PT está mais vivo do que nunca, para desespero da imprensa golpista e a oposição derrotada nas urnas.  País

Lula faz doação simbólica ao PT e conclama a militância

Ele relembrou os tempos em que a sigla vendia camisetas e tinha independência financeira

De Salvador - O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva abriu, na manhã  desta sexta-feira, (12) o segundo dia do 5° Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), que acontece desde esta quinta (11)em Salvador. Lula fez uma doação simbólica para a Campanha Nacional de Arrecadação da sigla, como forma de apoio à decisão de abolir os donativos empresariais. Este é um dos temas principais em debate nos três dias de evento.
Lula foi ovacionado ao chegar no evento aos gritos de "Volta, Lula!". Bem humorado, antes de subir na tribuna distribuiu sorrisos e fez selfies com militantes e membros do partido.
O presidente do partido, Rui Falcão, fez uma convocação aos delegados municipais, estaduais e militantes para utilizar as novas ferramentas para fazer as doações. Em seguida, o secretário de finanças da sigla, Márcio Macedo, explicou para a plateia a forma de utilização das plataformas online.
Lula discursa durante congresso do PT, em Salvador
Lula discursa durante congresso do PT, em Salvador
O presidente Lula considerou o momento histórico. Ele relembrou os tempos em que a sigla vendia camisetas e "estrelinhas" e tinha a sua independência financeira, através da mobilização popular dos seus seguidora. "Não é nenhuma vergonha a gente pedir dez reais para o partido, vamos  fazer os nossos donativos", disse o petista.
Lula comentou ainda sobre um "processo de criminalização do partido", bancado pela oposição. "A gente sabe como nasceu o nazismo. Foi exatamente tentando desacreditar as pessoas" , comparou o ex-presidente, apoiado por fortes aplausos.  

Nenhum comentário: