6.09.2015

Especialistas dão dicas para você resolver seu primeiro cubo mágico


Thiago Varella
Do UOL Educação, em Campinas (SP)
Todos os aficionados por cubos mágicos já foram como a gente. Quero dizer que eles também já pegaram o brinquedo e acharam impossível resolver aquilo. Bem, de fato, sem nenhum tipo de orientação, a tarefa é sobre-humana.
Nem mesmo os campeões souberam resolver o cubo sozinhos. Mas, calma, antes de sair por aí gritando por ajuda (ou procurando tutoriais na internet),. No fim deste texto, há um tutorial em vídeo feito pelo especialista Rafael Cinoto. Aliás, ele mesmo, que é um dos melhores do mundo na categoria de resolver cubo mágico usando apenas os pés, dá uma dica importante.
"Eu sempre digo que se a pessoa quer montar o cubo, ela pode tentar montar uma face sozinha", explicou. É, mais do que isso, é quase impossível descobrir sozinho.
O campeão Christian de Sena também tem uma dica. Simples, é verdade, mas valiosa para você que já esteve prestes a quebrar um cubo mágico de ódio por não conseguir resolvê-lo.
"Não desista na primeira tentativa. Ter paciência é fundamental", contou.  "E depois, procure um tutorial na internet. Eu aconselho um vídeo que é bem mais fácil do que um texto muito longo", completou.
Segundo os dois especialistas, qualquer pessoa consegue resolver um cubo mágico utilizando a técnica adequada. Desde uma criança até um idoso. Aliás, uma das coisas mais legais da brincadeira é essa: agrega gente de todas as idades.
Segundo Cinoto, o método mais indicado para quem está começando é o de camadas, justamente o que ele ensina nos vídeos abaixo.
"Basta dedicar de 3 a 4 horas de estudo com um cubo em mãos que você é capaz de resolver. Aliás, com este método, você vai demorar de dois a três minutos na resolução", disse. "Existem outros métodos, mais avançados, mas que recomendo apenas para iniciados", afirmou.
Por sinal, é bom deixar claro que o começo deve ser feito com aquele cubo mágico clássico, o chamado 3x3x3 (três fileiras e três colunas). Cinoto também ensina, em seus vídeos, a resolver cubos mais complexos.

E aí, mãos à obra? E não se esqueça de comentar, caso tenha conseguido resolver seu cubo pela primeira vez. 

Aprenda a resolver um cubo mágico - 8 vídeos

Nenhum comentário: