8.19.2010

Pílula anticoncepcional completa 50 anos



Nova Iorque (EUA) - A "pílula" completou nesta quarta-feira 50 anos desde que saiu à venda nos Estados Unidos, o primeiro país que autorizou este revolucionário método anticoncepcional que transformou as vidas de milhares de mulheres.


Desde então, mais de 215 milhões de mulheres no mundo todo utilizaram o medicamento. No entanto, outros 200 milhões, a maioria em países em desenvolvimento, ainda não têm um acesso fácil à pílula, segundo dados da organização Women Deliver.


Em 1960 as americanas foram as primeiras mulheres do mundo que puderam comprar, com autorização legal, o "Enovid", uma dose concentrada de hormônios que evitava a ovulação da mulher e assim possíveis casos de gravidez.O anticoncepcional foi uma conquista de duas mulheres que impulsionaram a pesquisa deste remédio, Margaret Sanger e Katharine McCormick, duas feministas que já estavam perto dos 70 anos e se propuseram a encontrar a "pílula mágica".Com a persuasão das duas mulheres e o financiamento de Katharine, o doutor Gregory Pincus pôde avançar em suas pesquisas para desenvolver a pílula, o que conseguiu em 1955.No entanto, o fármaco só foi aprovado pelas autoridades dos Estados Unidos como método anticoncepcional cinco anos depois, no dia 9 de maio de 1960, em meio a críticas que a consideravam a porta de entrada ao caos sexual.Meio século depois, a pílula é o segundo método anticoncepcional mais usado no mundo, segundo um relatório das Nações Unidas de 2009. Cerca de 8,8% de todas as mulheres entre 15 e 49 anos a utilizam e na Europa, América Latina, Caribe e América do Norte, é seu primeiro método anticoncepcional.
As informações são da EFE

Saiba mais

.
Da revolução sexual à emancipação feminina, a pílula anticoncepcional, cuja aprovação nos EUA completa 50 anos hoje, já recebeu crédito por algumas das maiores revoluções sociais do século 20. Mas, a julgar pelas expectativas iniciais, sua história é marcada por promessas quebradas. Ao ter a comercialização como contraceptivo liberada pelo FDA (órgão americano que regula remédios) em 9 de maio de 1960, a pílula foi recebida por médicos de todo o mundo como arma para acabar com gestações indesejadas, reduzir o número de divórcios e controlar o crescimento populacional e a pobreza. Até hoje, nada disso aconteceu. Há mais de 100 milhões de mulheres que tomam a pílula no mundo hoje; por outro lado, das 200 milhões de gestações anuais, um terço, ou 75 milhões, são não planejadas.
As causas não estão relacionadas só ao acesso: nos EUA, onde é mais fácil adquirir a pílula do que na maior parte dos países em desenvolvimento, até 50% de todas as gestações não são planejadas. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o uso da pílula ainda é impedido por crenças religiosas e pessoais, falta de informação e mesmo falta de controle da mulher sobre seus direitos reprodutivos. Nos anos 60, também era uma preocupação nos países desenvolvidos controlar a superpopulação global, que, temia-se, poderia desestabilizar sistemas políticos e sociais. Mas a pílula nunca foi realmente abraçada em países em desenvolvimento como forma de controle populacional.
“As esperanças eram totalmente irreais”, diz a historiadora Elaine Tyler May, autora do recém-lançado “América e a Pílula: Uma História de Promessa, Perigo e Liberação” (“America and the Pill: A History of Promise, Peril, and Liberation”, Basic Books). “Achavam que a pílula acabaria até com a Guerra Fria, pois retiraria a pressão populacional relacionada à época com guerras e comunismo.” Outro mito é o de que a pílula foi responsável pela revolução sexual. “Não é verdade, até porque a revolução sexual já se delineava nos anos 1950 e remonta à Segunda Guerra.” Além disso, disse May à Folha, pouquíssimas mulheres solteiras obtinham a pílula nos anos 1960 (era proibido), e nos anos 1970, a maioria das solteiras sexualmente ativas não usava nenhum método contraceptivo. “Quem esperava o fim dos nascimentos fora do casamento errou.”
E pouco pode ser dito sobre fazer casamentos felizes, um efeito esperado do fim da preocupação com uma gravidez inesperada. No Brasil, por exemplo, o número de divórcios praticamente quintuplicou nas últimas duas décadas (de acordo com dados do IBGE), quando o acesso à pílula aumentou.
O que então a pílula realmente conseguiu? Segundo May, sua relação com o feminismo e a ascensão da mulher no mercado de trabalho são conquistas inegáveis. “Até 1960, não havia método seguro e dissociado do ato sexual que dava à mulher o poder de controlar sua fecundidade sem a colaboração ou mesmo conhecimento do parceiro.” Para Cecile Richards, presidente da ONG americana Planned Parenthood (planejamento familiar), a pílula “empoderou [sic] mulheres para decidir se queriam se educar mais ou buscar empregos antes de começar uma família”. “Ela literalmente mudou a forma como vivemos”, disse Richards.
A descoberta da pílula anticoncepcional foi, realmente, considerada uma revolução em termos de saúde pública, planejamento familiar e comportamento sexual. Até pouco tempo atrás se atribuía à pílula o sucesso do movimento hippie, que pregava o amor livre. Apesar das “promessas quebradas”, sem dúvida que a descoberta da pílula levou a inúmeras conseqüências históricas.
Tal descoberta se deve a 3 químicos: Carl Djerassi, Luis Miramontes e George Rosenkranz. Trabalhando na empresa SINTEX, sediada na Cidade do México, a equipe de Djerassi desenvolveu rotas sintéticas para a obtenção da noretindrona (or noretisterona), noretinodrel e noretandrolona, que são os primeiros inibidores de ovulação desenvolvidos. Um marco histórico na química orgânica de síntese.

Nenhum comentário: