8.21.2010

SUA DIETA PODE FAVORECER A MUITAS PESSOAS

Sua dieta faz bem para todos
Que tal emagrecer e, ao mesmo tempo, introduzir uma alimentação melhor em sua casa?
Veja aqui como fazer isso.Como fazer regime e conviver com frituras, salgadinhos, chocolates e outras guloseimas que o maridão e os filhos comem regularmente? De que forma conciliar seu menu especial com as refeições da família? O que a princípio parece um problema ou um trabalhão pode virar uma oportunidade de - por que não? - rever os hábitos do seu lar, doce lar.
Assim dá para afinar a silhueta e, importante, o processo de reeducação alimentar é assimilado não só por você, mas por todo mundo.Giovana Wagner Kohlrausch, 35 anos, de Ponta Grossa (PR), seguiu as orientações da nutricionista Liz Elaine Sowek Santos e pôs em ação esse plano dois em um. "Em vez de fazer diariamente cardápios diferentes, incluo acompanhamentos nas refeições que sirvo a meu marido e a meus filhos, que não precisam emagrecer", explica Giovana. Enquanto ela come um filé de peixe grelhado e duas colheres de arroz, por exemplo, eles ganham uma porção mais generosa de peixe com molho e arroz à vontade. Assim, já conseguiu se livrar de 2 kg em 20 dias. "Estava com gordurinhas acumuladas na cintura, na barriga, nas costas e nos braços. Tenho 1,73 m e peso hoje 65 kg."Reeducação familiar é fundamentalNo caso de Giovana, o marido aceitou a mudança com facilidade. Embora não apresente problemas com a balança - tem 1,78 m e 79 kg -, sofre com aquela reclamação tão comum à ala masculina, a incômoda barriguinha. "Ele está curtindo se cuidar, nem precisei insistir." Com os filhos, o upgrade na qualidade da alimentação teve de ser acompanhado de muita conversa. Para conscientizá- los na prática, a iniciativa de levá- los ao supermercado foi fundamental. "A Gabriela, 15 anos, e o Augusto, 10, logo começaram a comentar: 'Olha, isso aqui tem muita gordura saturada', ou 'vamos procurar algo com menos açúcar' e assim por diante." Outro conselho valioso foi o de parar completamente de comprar guloseimas - afinal, o que os olhos não vêem o coração não sente. "Passei a deixar à disposição barrinhas de cereal, gelatina, frutas descascadas, requeijão e leite condensado light, iogurtes com teor reduzido de gordura, biscoitos integrais." O lanche da escola também mudou, acompanhando os novos itens disponíveis na despensa: passou a conter chá ou suco de caixinha, bolachas integrais ou sanduíche com queijo branco e presunto, sem maionese. E o hábito familiar de não jantar foi radicalmente alterado. "Antes preferíamos um lanche ou café com leite, com direito a uma visita noturna à geladeira para beliscar. Agora, comemos uma refeição bem mais completa e balanceada." A seguir, um exemplo de um cardápio que, seguido à risca, faz você emagrecer 4 kg em um mês enquanto cuida também da sua família!Cuidados que valem muitoA nutricionista Liz chama a atenção para detalhes que facilitam a manutenção da dieta e a renovação do cardápio familiar...
Deixe claro para a família inteira que pequenas trocas significam não apenas emagrecimento, mas também mais saúde. Exemplos: assados e grelhados no lugar de frituras, produtos light em vez das versões mais gordurosas, itens sempre integrais.
A modificação no cardápio deve respeitar os gostos de todos e ser gradual, dando oportunidade para que se acostumem com os novos sabores. Faça surpresas a cada 15 dias, introduzindo um ingrediente em uma refeição especial.
Muitas escolas estão se dedicando a um trabalho de conscientização na área de alimentação. Então, se explicar para a turminha o porquê da troca de menu e os prós e contras de cada alimento, é bem provável que eles entendam e aceitem bem - afinal, já "estudaram" o assunto.
Verduras e legumes não são tão difíceis de introduzir como parece: invista primeiro nas verduras que as crianças já gostam e, depois, em outras parecidas. Experimente misturá-las com molhos gostosos. Abuse da criatividade.
Saiba que a idéia não é emplacar um cardápio restritivo, repetitivo e pouco saboroso. Muito cuidado nas escolhas e na formulação das refeições! E lembre-se que, para filhos e marido, o menu tem a função de formar hábitos mais adequados em relação a horários e à qualidade dos alimentos.
Doces e chocolates são uma sobremesa deliciosa e podem integrar uma dieta saudável, desde que entrem no dia-dia com moderação. Desaconselhável é o consumo excessivo, que pode diminuir o apetite para itens mais importantes ao organismo.Esta tabela com opções para cinco refeições foi montada pela nutricionista Liz Santos. O cardápio da mãe permite a perda de até 4 kg em um mês. A indicação para a família une o saboroso ao light.

Nenhum comentário: