11.26.2010

Exército e Aeronáutica entram na guerra do Rio

Forças armadas enviarão 800 soldados e dois helicópteros


000_Mvd1402215.jpg

 

Depois de cinco dias de confrontos no Rio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou 800 homens do Exército para a cidade, além de mobilizar Aeronáutica e Polícia Federal. Nessa quinta-feira, em operação policial sem precedentes, já com apoio de blindados da Marinha, a polícia ocupou a Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha (zona norte do Rio), após 40 horas de intenso tiroteio.
"Não é humanamente possível que 99% das pessoas sejam molestadas por gente que está na marginalidade. Portanto, o Rio pode ficar 100% tranquilo que o governo dará ajuda", disse Lula em Georgetown, capital da Guiana. Segundo ele, um pedido formal de auxílio para uma Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi feito na quarta-feira pelo governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB).
O Exército vai garantir a proteção dos perímetros das áreas ocupadas por policiais. Já a Aeronáutica vai enviar dois helicópteros. Ainda serão mandados mais dez blindados das Forças Armadas, além de equipamentos de comunicação e óculos de visão noturna. Pela primeira vez na história, homens da Polícia Federal, pelo menos 300, atuarão no Estado já a partir desta sexta-feira (26).
Pelo menos 35 pessoas já morreram no Rio desde domingo. O número não inclui os mortos de quinta-feira na Vila Cruzeiro, quartel-general do Comando Vermelho - o total não foi revelado pelo governo. Ontem, os ataques continuaram e se espalharam pela cidade, atingindo até o Túnel Rebouças, que liga as zonas norte e sul. Nos cinco dias, pelo menos 61 veículos já foram incendiados.
000_Mvd1402295.jpg

 

Varredura 
Dez policiais do Batalhão de Operações Especiais da Polícia do Rio de Janeiro (Bope), junto com outros dez policiais militares, estão fazendo na manhã desta sexta-feira (26) a varredura na parte de baixo da Vila Cruzeiro, na Penha, aonde as marcas da operação de quinta-feira são visíveis. Na estrada José Lucas estão as carcaças de três caminhões queimados, sendo que um deles, apesar do fogo e de já terem passado mais de 24 horas, no seu baú resistem diversos sacos de gelo por derreter atraindo a cobiça de alguns moradores.
Em consequência do fogo dos caminhões os fios de energia elétrica foram queimados deixando sem luz toda a região e prejudicando os comerciantes que já abriram suas portas normalmente.
Na rua Jaques Maritaim, antiga rua 14, há pelo menos 30 motos abandonadas que foram apreendidas pela polícia. Na rua 13, onde os traficantes tinham seu bunker, em um banco de alvenaria ficaram restos de marmita ainda por comer, num claro sinal de que foram abandonadas. Na mesma região a polícia recolheu "jacarés", que são canos com pedaços pontiagudos de ferro, usados para impedir a aproximação de carros, além de darem buscas em residências e revistarem transeuntes, checando suas identidades.
000_Mvd1402598.jpg

 

Twitter

A Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro usou nessa quinta as redes sociais para tentar conter o medo e os boatos que se espalharam pelo Estado desde o início da crise. O comandante da Polícia Militar, coronel Mario Sergio Duarte, já vinha respondendo a dúvidas e críticas de internautas.
Na tarde de quinta, dos dez trending topics do Brasil (os assuntos mais comentados do Twitter), nove faziam referência aos confrontos no Rio, com as palavras-chave Penha, Rio e Beltrame, entre outras. Bope, Vila Cruzeiro e Penha também estavam entre os dez assuntos mais comentados no microblog em todo o mundo.
Foi quando o subsecretário de Segurança, Edval Novaes, fez um pronunciamento por câmera, no Twitter, depois de receber perguntas e mensagens de diversos internautas. Curiosamente, houve falha na transmissão, e o procedimento seria repetido para garantir audiência, o que não havia ocorrido até as 18h30.
O Twitter foi a principal plataforma escolhida pela Secretaria de Segurança. "Contem com esse canal para tirar dúvidas e obter dados oficiais", foi uma das mensagens. Diante da informação, divulgada pela TV Globo, de que a próxima Unidade de Polícia Pacificadora seria instalada no Complexo do Alemão, a secretaria reagiu imediatamente: "Não há previsão de instalação de UPP no Complexo do Alemão e na Vila Cruzeiro, por causa da grande demanda de efetivo necessária para ocupar estas áreas".
Diante da crítica de um internauta de que "o governo devia acabar com a ganância de arrecadar em blitz do IPVA, para se concentrar na bandidagem", o comandante respondeu que a PM está "toda empenhada contra os criminosos". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
000_Mvd1402631.jpg

 
Clique nas imagens para ler mais sobre o assunto:
thumb_mi_7699878265485020.jpg
Presos do Rio devem ser transferidos para Rondônia

thumb-mi_7800279272750201.jpg
Criminosos tentam fugir da Vila Cruzeiro, no Rio
 
Thumb_mi_7874570596867170.jpg
Exército e Aeronáutica entram na guerra do Rio

Nenhum comentário: