11.24.2010

Relação a dois na berlinda

Pesquisa de colunista de O DIA revela o que homens e mulheres pensam sobre sexo

Rio - Quase 80% das pessoas acreditam em envolvimento sexual sem amor; 77% admitem que fariam sexo a três e cerca de 40% confirmam que teriam relação homossexual. As revelações, para lá de picantes, estão nos lançamentos ‘A cama na rede’ e ‘Se eu fosse você’, da psicanalista, escritora e colunista de O DIA Regina Navarro Lins.

Os livros foram escritos a partir de pesquisas feitas por Regina durante mais de 9 anos, com leitores do site ‘A cama na rede’. Segundo ela, a experiência revelou placares surpreendentes, que comprovam uma mudança na mentalidade do brasileiro.
“O anonimato contribui para que a pessoa exponha o que não tem coragem de revelar. A pesquisa foi feita com internautas somente, mas já dá pra ter uma ideia do que está acontecendo. Até algumas décadas atrás, era pouco provável que tantas pessoas admitissem que fariam sexo a três, por exemplo”, afirma.
Regina ressalta que essas mudanças, entretanto, só são percebidas depois que acontecem. E é por isso que alguns assuntos ainda são tabus. Aceitar a infidelidade do parceiro é um deles.
“É um processo que acontece aos poucos. Algumas pessoas têm a cabeça muito aberta e acham normal, por exemplo, ver a parceira na cama com outro homem. Já outras pessoas são muito retrógradas. Algumas acham inadmissível aceitar o que chamam de traição”, explica, ressaltando que a tendência, porém, é que as pessoas deixem de ‘se fechar’ em uma relação a dois.
AMOR SEM AMARRAS
“Eu acredito que a tendência é que o amor romântico seja substituído pelo amor individual — um tipo de amor baseado em amizade e companheirismo, e não em idealização. Com o desgaste do amor romântico, acaba também a exigência da exclusividade sexual”, conclui.
Livros expõem dilemas de leitores e mostram mudança na mentalidade
Para escrever ‘A cama na rede’, Regina Navarro Lins fez aos internautas 50 perguntas. Eles deveriam responder ‘Sim’ ou ‘Não’ e justificar. “No livro, há exemplos de respostas dadas pelos internautas e, ao final de cada pergunta, um comentário meu sobre o assunto”, explica Regina.
Já o livro ‘Se eu fosse você’ expõe dilemas pessoais dos internautas, a partir de uma seção do site onde pessoas relatavam seus problemas e outros leitores respondiam o que fariam se estivessem na mesma situação. Na segunda parte da obra, Regina apresenta 12 artigos polêmicos sobre relacionamentos.
“As pessoas querem saber como o outro se relaciona, não à toa reality shows fazem tanto sucesso. Isso não é só por curiosidade, mas também para ter um espelho do que fazer, aprender com o outro”
POR CLARISSA MELLO
O Dia 

Nenhum comentário: