11.23.2010

Medicamentos

Campanha on-line reivindica venda de remédios fracionados

Órgãos de defesa do consumidor defendem compra na quantidade da receita

Venda de remédios fracionados 
(Clique e acompanhe a matéria)
Remédio fracionado (Jupiterimages/Thinkstock)
Já está na internet uma campanha da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) e do Instituto Ethos para aprovar o projeto de lei que obriga a venda de medicamentos fracionados - ou seja, na quantidade exata prescrita pelo médico. Há um decreto federal que autoriza, mas não obriga, os laboratórios a produzir remédios dessa forma.
Técnicos da Proteste estiveram em 49 farmácias, sendo 26 de grandes redes, com uma receita de medicamento fracionado para controle de pressão arterial. Não foi possível comprá-lo em nenhuma das cinco cidades visitadas - São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília. Nessa tentativa de compra, a Proteste observou também o despreparo dos funcionários. "Eles não sabem do medicamento fracionado e confundem com o programa Dose Certa (do governo federal)", afirmou Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Proteste.
Segundo Maria Inês, a ideia da campanha é conscientizar a população sobre os benefícios do medicamento fracionado e pressionar para a aprovação do projeto de lei que tramita há quatro anos no Congresso Nacional. Foi lançada uma petição on-line para colher assinaturas favoráveis à aprovação.
(Com Agência Estado)

Nenhum comentário: