11.23.2010

fitness

GYROTONIC: PARA MANTER O CORPO E A MENTE EM ÓTIMA FORMA

Gyrotonic: para manter o corpo e a mente em ótima forma
Nova técnica tonifica os músculos de dentro para fora.

Estudos comprovam que exercícios que trabalhem o corpo e a mente são fundamentais para manter uma vida saudável. Uma nova opção para quem busca uma atividade que contemple exatamente os dois elementos é o Gyrotonic.
Realizados em um aparelho específico, seus exercícios fortalecem a musculatura de dentro para fora. Além disso, também garantem aumento da coordenação motora e da flexibilidade, recupera lesões e dores nas articulações, ligamentos e tendões, alinha a coluna, diminui o estresse e proporciona o aumento da concentração e equilíbrio. O que acaba contribuindo para diminuir as medidas e manter a boa forma de uma maneira saudável.
A malhação mistura técnicas de dança, ioga, tai chi chuan e natação e é feita em uma máquina de madeira com tiras de couro, cordas, roldanas e manivelas que, como o nome mesmo já diz, prioriza movimentos circulares. O ideal é fazer de duas a três sessões por semana, cada uma com tempo médio de uma hora. Os resultados começam a ser percebidos visualmente no corpo depois de o aluno já ter praticado a atividade por um mês .
De acordo com a instrutora Gylian Dib, pessoas de todas as idades podem praticar os exercícios de Gyrotonic, mas sempre em aulas individuais. “Mais de 150 exercícios diferentes são adaptados ao corpo de cada pessoa. No caso das mulheres que preferem afinar o corpo a ficarem muito musculosas, são trabalhados os músculos mais profundos.”, explica Dib.
A técnica que reúne movimentos tridimensionais circulares e rotativos de resistência, foi criada  pelo bailarino romeno Juliu Horvath, que na década de 70 criou a engenhoca de madeira para tentar curar uma lesão na coluna. Por isso, seja qual for a sua restrição a exercícios físicos, pode ficar despreocupado. Gestantes, idosos, esportistas, adolescentes, crianças, pessoas propensas à osteoporose, escolioses, cifoses, lordoses e pessoas que estão se recuperando de cirurgias ou precisando de reabilitação de hérnia de disco, também estão no grupo dos beneficiados pela atividade.

Nenhum comentário: