11.21.2010

Dilma Rousseff discute em São Paulo propostas de Saúde para o governo

Encontro foi na residência do cardiologista Roberto Kalil Filho, um dos médicos da presidente eleita e com a presença de 28 médicos


O presidente da Agência Nacional de Saúde (ANS), Maurício Ceschin, e o médico Drauzio Varella deixaram confirmaram a realização de um almoço na residência do cardiologista Roberto Kalil Filho, um dos médicos da presidente eleita, Dilma Rousseff com a presença de 28 médicos de São Paulo. O encontro foi na residência de Kalil, nos Jardins - zona sul de São Paulo.
Kalil é também um dos nomes cotados para o Ministério da Saúde. Segundo Ceschin e Varella, o encontro teve como objetivo discutir propostas para o governo na área da saúde. Dilma ainda está com o anfitrião e com o deputado federal Antonio Palocci (PT-SP), um dos coordenadores do governo de transição.
Dilma Rousseff esteve neste sábado no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde foi submetida a exames de rotina. A assessoria de imprensa da unidade médica, que comunicou também que Dilma permaneceu no hospital por cerca de duas horas.
De acordo com o boletim médico divulgado há pouco, os exames mostraram resultados satisfatórios. Este é o primeiro check up realizado por Dilma após ela ser eleita presidente do Brasil.
pri

Dilma: próximo ministro da Saúde terá perfil técnico

Em encontro com médicos na capital paulista, a presidente eleita, Dilma Rousseff, garantiu hoje que o próximo ministro da Saúde terá perfil técnico, conforme disseram vários presentes ao almoço oferecido pelo cardiologista Roberto Kalil Filho, na residência dele, nos Jardins. Dilma ressaltou aos 26 médicos reunidos que a pasta da Saúde não é um cargo para ser usado de maneira política. Tal sinalização foi confirmada entre outros, pelos médicos do Hospital Sírio Libanês Raul Cutait e Guilherme Almeida, além do presidente do Instituto do Coração de São Paulo (Incor-SP), Noedir Stolf.
O anfitrião do encontro, Roberto Kalil Filho, é médico de Dilma e um dos nomes cotados para o Ministério da Saúde. Segundo a titular da Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Linamara Batisttella, todos os presentes gostariam que Kalil fosse o indicado para o cargo. Durante o almoço, no qual foram servidos camarão à provençal, bacalhau à Bela Cintra, cordeiro e sericaia - um doce português, como sobremesa - estiveram em discussão propostas para a área da saúde na futura administração federal. De acordo com os presentes, as discussões se pautaram principalmente nas áreas de financiamento e gestão em Saúde. Também estavam entre os convidados o presidente da Agência Nacional de Saúde, Maurício Ceschin, o médico cancerologista Drauzio Varella, o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), José Luiz Gomes do Amaral, e o presidente do Conselho Federal de Medicina, Roberto Luiz d''Ávila.
Ao lado do deputado federal Antonio Palocci (PT/SP), um dos coordenadores da equipe de transição, Dilma deixou a residência de Roberto Kalil Filho sem falar à imprensa. Os médicos que conversaram com jornalistas à porta do edifício disseram que o evento foi bastante informal e que Dilma cumpria a promessa feita ao anfitrião de que conversaria com a classe médica, caso fosse eleita à Presidência da República.
Nota: Nem sempre um bom médico é um bom administrador. A Dilma precisa ter coragem e não deixar que o corporativismo médico domine a Saúde. Vide o Dr Jatene na era Collor.

Nenhum comentário: