11.21.2010

Reposição hormonal pode estar relacionada ao surgimento de câncer de ovário

Rio - Um estudo apresentado na Associação Americana de Estudos do Câncer trouxe bastante impacto para as mulheres que fazem reposição hormonal após a menopausa. O trabalho mostra que o risco destas pacientes desenvolverem um câncer de ovário é significativamente maior. Apesar de mais rara, a doença é geralmente fatal.

A pesquisa foi realizada com mais de 120 mil pessoas do sexo feminino durante nove anos e mostrou que as mulheres que realizam terpaia hormonal tem 29% a mais de risco de desenvovler tumores no ovário se comparadas com aquelas que não fizeram o tratamento.

Para a professora Leila Pontes, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, já era sabido a incidência de câncer de mama em mulheres que fazem reposição hormonal e os resultados da pesquisa foram importantes para agregar mais informações a estes dados. No entanto, segundo ela, as pacientes não devem entrar em pânico.

"As mulheres não devem se alarmar, mas sim procurar uma orientação médica. A reposição hormonal é uma estratégia importante para combater o envelhecimento e uma série de sintomas, como calores, mudanças de humor e estresse, que afetam mulheres após a menopausa. Existem diversos tipos de tratamento hormonal, como também existem uma série de características próprias a cada pessoa. A medicina do futuro será individualizada e, por isso, não se pode generalizar", explica a pesquisadora, que também é coordenadora dea graduação em biotecnologia do IFRJ.

Ainda segundo Leila, os resultados da pesquisa irão estimular o surgimento de nvoos tratamentos menos agressivos à saúde da mulher. Uma possibilidade seriam os medicamentos fitoterápicos, mas a presença de determinadas substâncias em suas composições exigem que haja mais estudos sobre estes remédios. As principais alternativas são, então, o exercício físico e a alimentação saudável.

"A partir do momento que você identifica mulheres com possibilidade de desenvolver câncer, tem que se usar alternativas que melhorem a qualidade de vida da mulher. O exercício físico e uma alimentação saudável são alternativas comprovadas de melhoria dos sintomas de pós-menopausa", diz Pontes.
O Dia

Nenhum comentário: