10.13.2011

Criança com brilho nos olhos em foto pode ter doença


Luminosidade diferente indica, em alguns casos, problemas como catarata, infecções ou tumores. Pais devem procurar médico

Rio - O brilho dos olhos de uma criança numa foto pode ser indicativo de problemas oculares. O alerta é feito por oftalmologistas a pais de pequenos de até 2 anos. Entre as doenças relacionadas estão tumores, catarata e infecções congênitas. Segundo o oftalmologista pediátrico Renato Neves, se numa foto com flash um dos olhos sai vermelho e o outro com tonalidade amarela ou esbranquiçada, brilhosa, é recomendável procurar médico.
Foto: Reprodução Internet
O americano Benjamin, 6, teve diagnóstico de tumor na retina esquerda | Foto: Reprodução Internet
“Uma criança pequena, de até 2 ou 3 anos, tem dificuldade de se comunicar e, por isso, não relata outros sintomas, como dificuldade de enxergar. A observação dos pais é crucial”, avisa o especialista.

Em foto de três irmãos, segundo ele, por exemplo, na qual dois aparecem com os olhos avermelhados e outro com as vistas brancas, os pais devem estar desconfiar. Entre os possíveis problemas oculares estão tumores na vista, infecções congênitas, como toxoplasmose, e tumores de fundo de olho.

Após descobrir um câncer de retina (retinoblastoma) com base em fotografias, a família do americano Benjamin Webber, 6 anos, criou a campanha ‘Know about the glow’ (em português, ‘Saiba sobre o brilho’). Os parentes da criança criaram um site e páginas em redes sociais. Nestes ambientes, é possível fazer doações e também se informar sobre o assunto. Uma em cada 200 mil crianças pode sofrer desses problemas.

Orientações


TIRE A FOTO COM FLASH
Tire fotos com flash de seus filhos, em diferentes luminosidades.

EXAMINE A IMAGEM
Veja se detecta um brilho branco em um ou em ambos os olhos.

TESTE DO OLHINHO
Você pode também pedir ao pediatra que faça o teste do reflexo vermelho, que deveria ter sido feito no berçário.
 O Dia

Nenhum comentário: