10.11.2011

FAST FOOD ATRAPALHA DESEMPENHO ESCOLAR

Fast food atrapalha desempenho escolar

Hambúrguer, batata frita, cachorro quente... Nada melhor do que fast food, não é verdade? Não é bem assim! Apesar desse ser o prato predileto da garotada, um estudo comprovou que, em excesso, ele pode atrapalhar o desempenho escolar.

Crianças que se alimentam de fast food, como sanduíches, batatas fritas e pizzas, mais de três vezes por semana apresentam piores notas em testes de alfabetização.

Pesquisadores da Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos, avaliaram mais de 5,5 mil crianças da escola primária, com idades entre dez e 11 anos, e notaram que aquelas que reportavam o consumo de hambúrgueres e outros tipos de fast food mais de três vezes por semana pontuaram até 16% pior em testes de leitura e matemática.

Os pesquisadores acreditam que é possível que os tipos de comida servidos em restaurantes fast food causem dificuldades cognitivas que resultem em menores pontuações nos testes.

Outra explicação possível seria a tendência de o consumo desse tipo de alimento decorrer das piores notas, e não o contrário – com a ingestão de fast food resultando em piores pontuações.

Os resultados são significativos no contexto de crescimento das taxas de obesidade infantil.

Algumas escolas do Reino Unido e Estados Unidos já implementam medidas para reduzir o problema, como proibir a saída dos alunos na hora do lanche e almoço, e oferecer um cardápio mais variado, sem fast food, em suas cantinas.

Nenhum comentário: