10.14.2011

Mulheres engordam mais após o casamento, homens após o divórcio

Comportamento

A chance de ganhar peso aumenta em pessoas que se casam ou se divorciam depois dos 30 anos

Ganho de peso: passar por transições conjugais, como o casamento e o divórcio, pode afetar o ganho de peso em pessoas acima dos 30 anos Ganho de peso: passar por transições conjugais, como o casamento e o divórcio, pode afetar o ganho de peso em pessoas acima dos 30 anos (Thinkstock)
"Mulheres casadas normalmente têm um papel mais ativo na manutenção da casa, assim, elas podem ter menos tempo disponível para se exercitar e ficar em forma, como as solteiras. Já os homens casados perderiam os benefícios do matrimônio ao se divorciarem, o que poderia levar ao ganho de peso." — Zhenchao Qian, co-autor do estudo
O casamento e o divórcio costumam mudar a rotina e os hábitos alimentares de um casal. Segundo uma pesquisa da Ohio State University, essas duas transições conjugais influenciam diretamente no tamanho da silhueta de cada um: enquanto as mulheres tendem a ganhar peso após o casamento, os homens engordam após o divórcio. "Esse ganho de peso pode representar um risco à saúde", diz Dmitry Tumin, coordenador do estudo.
Foram usados dados de um levantamento nacional feito em 1979, com uma amostragem representativa de homens e mulheres entre 14 e 22 anos. Todos foram novamente entrevistados anualmente até 1994 e, em seguida, a cada dois anos. Os 10.071 voluntários foram, então, divididos em quatro grupos: aqueles que tiveram uma diminuição no índice de massa corporal (IMC), os que tiveram um pequeno aumento no IMC, os que tiveram um grande aumento no IMC e aqueles cujo IMC não se alterou.
Homens e mulheres que haviam casado ou se divorciado se mostraram mais suscetíveis a ganhar peso depois de dois anos do ocorrido, quando comparados às pessoas não-casadas. A pesquisa não conseguiu delimitar, no entanto, por que isso ocorre e os motivos das diferenças entre os sexos.
"Mulheres casadas normalmente têm um papel mais ativo na manutenção da casa, assim, elas podem ter menos tempo disponível para se exercitar e ficar em forma, como as solteiras", diz Zhenchao Qian, co-autor do estudo. Já os homens casados, afirma o especialista, perderiam os benefícios do matrimônio ao se divorciarem, o que poderia levar ao ganho de peso.
Idade - A probabilidade do ganho de peso se torna ainda mais pronunciada em pessoas que se casam ou se divorciam depois dos 30 anos. "Dos 22 aos 30 anos os efeitos das transições conjugais sobre o peso não são muito claras", diz Qian. "Mas tanto o casamento quanto o divórcio aumentam os riscos de mudanças no peso entre 30 e 50 anos, e o efeito é mais forte em idades posteriores."
Segundo Tumin, essa mudança poderia estar relacionada a determinados padrões de prática de atividades físicas e de dietas ao longo do tempo. "Conforme você envelhece, ter uma mudança súbita na vida, como um casamento ou um divórcio, é um grande choque. Isso pode realmente impactar no seu peso."
Folha


Nenhum comentário: