10.14.2011

VITAMINA EM EXCESSO PODE SER PERIGOSO PARA MULHERES

Vitamina em excesso pode ser perigoso para mulheres

O uso excessivo de suplementos alimentares pode ser prejudicial para mulheres com mais de 50 anos. Saiba mais!

Mulheres entre 50 e 60 anos, atenção! Um estudo realizado por cientistas da Universidade do Leste da Finlândia indica que o consumo indiscriminado de suplementos alimentares com vitaminas, ácido fólico, vitamina B6, magnésio, zinco, cobre e ferro aumenta em 2,4% o risco de mortalidade neste grupo.
Mais de 30 mil norte-americanas participaram da pesquisa. Segundo os responsáveis pelo estudo, as entrevistadas não tinham problemas de nutrição e informaram quais vitaminas e minerais elas tomaram em 20 anos.
Segundo o estudo, o consumo de comprimidos de suplementos de ferro, entre outros, teria uma relação importante com o aumento do risco de morte. Quanto maior a dose de ferro ingerida, maior o risco de morte. De acordo com um dos responsáveis pelo estudo, Jaako Mursu, há pouca justificativa para o uso de suplementos de dieta e estes produtos apenas devem ser consumidos por indicação médica.
Para alguns especialistas, as pessoas que necessitam do uso de certos suplementos devem buscar as vitaminas e minerais necessários em uma dieta saudável. O uso excessivo de suplementos pode ser tóxico.

DESVENDANDO AS VITAMINAS

Desvendando as vitaminas
Descubra para que servem as vitaminas mais comuns no nosso dia-a-dia.

A, B, C, D, E... Não, isso não é o alfabeto! Esta seqüência de letras é usada para classificar diferentes grupos de vitaminas, sem contar que, em alguns casos, são acrescentados números, por exemplo, B6 e B12. Dentre tantos tipos, fica difícil saber quais os benefícios de cada uma delas, não é verdade? Por isso, preparamos uma tabela que desvenda o que de melhor existe nas vitaminas mais encontradas nos alimentos, confira!

Vitamina A
Atua sobre a pele, a retina dos olhos e as mucosas, aumenta a resistência aos agentes infecciosos, fortalecimento de dentes, unhas e cabelos e previne doenças respiratórias.

Principais fontes: manteiga, leite, gema de ovo, fígado, espinafre, chicória, tomate, mamão, batata e abóbora.

Vitamina B1
Auxilia no metabolismo dos carboidratos, favorece a absorção de oxigênio pelo cérebro, equilibra o sistema nervoso e assegura o crescimento normal. É usada, também, para aliviar dores musculares e cólicas menstruais. Sem contar que é ótima pra a pele.

Principais fontes: carne de porco, cereais integrais, nozes, lentilha, soja e gema de ovo.

Vitamina B 2
Conserva os tecidos, principalmente os do globo ocular, e fortalece unhas, cabelos e mucosas.

Principais fontes: espinafre e berinjela.

Vitamina B6
Melhora os sintomas da tensão pré-menstrual; previne doenças nervosas e conserva a pele.

Principais fontes: carnes de boi e de porco, fígado, cereais integrais, batata e banana.

Vitamina B12
Melhora na concentração e memória e traz alívio da irritabilidade.

Principais fontes: fígado de boi, ostra, ovo, peixe e aveia.

Vitamina C
Conserva os vasos sangüíneos e os tecidos, ajuda na absorção do ferro, aumenta a resistência a infecções, favorece a cicatrização e o crescimento normal dos ossos, produz colágeno, reduz o efeito de substâncias que causam alergia e previne o resfriado.

Principais fontes: acerola, limão, laranja, abacaxi, mamão, goiaba, caju, alface, agrião, tomate, cenoura, pimentão, nabo e espinafre.

Vitamina D
Fixa o cálcio e o fósforo em dentes e ossos e é muito importante para crianças, gestantes e mães que amamentam. Previne a osteoporose.

Principais fontes: óleo de fígado de peixes, leite, manteiga e gema de ovo.

Vitamina E
É um excelente antioxidante. Ajuda a evitar o envelhecimento precoce, favorece o metabolismo muscular e auxilia a fertilidade. Alivia a fadiga e previne cãibras nas pernas.

Principais fontes: germe de trigo, nozes, carnes, amendoim, óleo e gema de ovo.
Sua Dieta

Nenhum comentário: