2.24.2012

Católicos celebram a chegada da Quaresma


Missa de cinzas
Clique para Ampliar
Dom José Antônio, arcebispo de Fortaleza, celebrou a missa para milhares de pessoas
WALESKA SANTIAGO
Tempo de conversão e reflexão, a Quaresma é uma preparação para a Páscoa, que é a festa maior dos cristãos
Convidados a mudar de comportamento e a refletir sobre os valores que norteiam suas vidas, milhares de católicos participaram, durante todo o dia de ontem, em Fortaleza, das missas de Quarta-feira de cinzas e celebraram a chegada da Quaresma, uma caminhada espiritual de quarenta dias até a chegada da Páscoa.

Na Catedral Metropolitana, que tem capacidade para 5 mil fiéis, os bancos ficaram lotados, principalmente na missa das 18h30, celebrada pelo arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques.

"Participo das celebrações de Quarta-feira de cinzas desde criança, e aprendi que a época da Quaresma é uma oportunidade para a gente se reconciliar com Deus. Só com Ele conseguimos tudo que precisamos para alcançar a verdadeira felicidade", destaca a professora Lília Costa, 30.

Recomeço
Para muitos, a data de ontem foi vista apenas como o fim de um grande feriado, o Carnaval. No entanto, para Gilberto Alexandre Farias, 18, o dia representa um recomeço, já que foi por meio de ensinamentos sobre a morte, a ressurreição e o amor de Jesus Cristo que ele teve a vida transformada, há dois anos.

"Minha família sempre me ensinou o caminho certo, me dava bons conselhos, mas eu nunca dei ouvidos, não queria saber. Com 12 anos, me envolvi com más companhias e comecei a beber, usar drogas e roubar para suprir meu vício. Hoje, posso dizer que minha vida melhorou 1.000% e que minha família se orgulha de mim", conta Gilberto, dizendo que a juventude precisa se voltar a Deus.

Rasgar o coração

A liturgia da Quarta-feira de cinzas tem base, principalmente, na passagem bíblica escrita no livro do profeta Joel. "E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque Ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal", diz o versículo.

Por isso, durante a homilia, Dom José Antonio lembrou aos fiéis que é preciso viver em sinceridade, sem hipocrisia, diante dos homens e de Deus. Destacou também que todos os nossos atos têm consequências individuais e coletivas.

"Vamos fazer com que nossas vidas estejam longe de qualquer atitude egoísta, procurando expressar solidariedade e amor ao próximo e deixando o evangelho entrar em nossos corações".

Campanha da Fraternidade é lançada em todo o País
Todos os anos, durante o período quaresmal, tempo de conversão, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza a Campanha da Fraternidade, que tem por objetivo despertar a solidariedade de seus fiéis e de toda a sociedade em relação a um problema concreto que envolve toda a nação, buscando uma solução para o mesmo.

Neste ano, a CNBB escolheu o tema "Fraternidade e Saúde Pública" e o lema "Que a saúde se difunda sobre a terra", lançada ontem. O pároco da Catedral Metropolitana de Fortaleza, padre Clairton Alexandrino, diz que o tema veio em um bom momento, considerando a situação ainda deficiente da saúde pública no Brasil, embora seja o único país que dispõe de um Sistema Único de Saúde (SUS).

Com relação ao Ceará, o religioso revela que já conversou com o secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, sobre a ausência de um centro de tratamento para dependentes químicos, algo que, na opinião do padre, é muito grave. De acordo com padre Clairton, o secretário prometeu "fazer algo".

"Além de lembrar que ainda existem muitas pessoas morrendo à mingua nas filas de espera, sem atendimento médico, não podemos esquecer dos dependentes químicos que vivem nas portas das igrejas, dos órgão públicos. Eles precisam de ajuda. Eu não posso expulsar os que vivem na porta do templo, mas tenho que acolher", ressalta.

RAONE SARAIVA

Nenhum comentário: