2.25.2012

Bactéria: a Streptococcus tigurinu pode causar endocardite

Microbiologia

Bactéria comum na boca pode causar doenças cardíacas

Recém-descoberta por cientistas, a bactéria 'Streptococcus tigurinus' foi identificada em pacientes com endocardite, meningite e espondilodiscite

Bactéria: a Streptococcus tigurinus é uma das milhares de bactérias que vivem dentro da cavidade bucal Bactéria: a Streptococcus tigurinus é uma das milhares de bactérias que vivem dentro da cavidade bucal (Andrea Zbinden / Divulgação)
Uma bactéria presente na boca pode causar sérias doenças quando atinge a corrente sanguínea. Segundo um estudo publicado no periódico Internacional Journal of Systematic and Evolutionary Microbiology, a bactéria Streptococcus tigurinus, uma das milhares que vivem dentro da boca sem causar prejuízos, pode causar doenças cardíacas e até meningite quando atinge a corrente sanguínea.
Realizado por pesquisadores do Instituto de Microbiologia Médica da Universidade de Zurique, na Suíça, o estudo isolou a S. tigurinus no sangue de pacientes que sofriam de endocardite (infecção na membrana que encobre as válvulas cardíacas), meningite e espondilodiscite (inflamação da espinha). A bactéria tem uma estreita semelhança com outras cepas da Streptococcus que colonizam a boca. Um sangramento na gengiva, no entanto, pode ser a porta de entrada dessa bactéria para a corrente sanguínea.
De acordo com Andrea Zbinden, coordenadora do estudo, a caracterização da bactéria é clinicamente importante. "A identificação correta dessa bactéria é essencial para rastrearmos sua disseminação. Pesquisas posteriores devem ser feitas para que se possa compreender as estratégias que a S. tigurinus usa para causar doenças. Assim, os pacientes poderão ser tratados com mais rapidez e com a droga correta", diz.
Para os pesquisadores, a descoberta da bactéria não é motivo para alarde, mas é importante que ela seja reconhecida e seu risco quantificado. "Essa bactéria aparenta ter um potencial natural para causar doenças severas, portanto, é importante que médicos e microbiologistas saibam disso", afirma Andrea.
De acordo com Andrea, o próximo passo é descobrir exatamente o quão comum é essa bactéria na boca e quais são seus reais riscos. "Imunossupressão, válvulas cardíacas anormais, cirurgias dentais ou doenças crônicas são fatores comuns para infecções sanguíneas por esse grupo de bactérias." Entretanto, os riscos específicos para a S. tigurinus ainda permanecem indeterminados.

Nenhum comentário: