7.12.2012

Doença reumática e Artrite reumatóide


 
 
Viver com dor é condição de quem porta uma doença reumática. Os avanços na tecnologia têm ajudado a trazer tratamentos que auxiliem na diminuição e extinção total da dor.

Entretanto, conversando com pacientes que vivem, há muito tempo, com alguma doença reumática, isso ainda está longe de acontecer. É claro, para eles, que a medicina tem conseguido resultados fantásticos, mas, ainda falta muito, de acordo com os pacientes.

Recentemente, em pergunta feita pelas redes sociais a pessoas com doenças reumáticas, constatou-se que a grande maioria sente algum grau de intensidade de dor todos os dias, mesmo fazendo uso da medicação tal como manda o reumatologista. O ponto positivo disso é que todas disseram que, após o início do tratamento, a vida começou a voltar ao normal e a dor foi diminuindo exponencialmente.

Renê Guerra, que tem 53 anos, e há três descobriu ter artrite reumatoide, disse que sente dores todos os dias e que ele é mais intensa no período da tarde. “Não sei o que é viver sem dor, apesar de eu ser bastante otimista e não deixar ela me abater, tem dias que são piores do que os outros. Os remédios ajudam sim, mas, só eles não trazem o alívio que preciso”.

Ele, que é obediente e só faz o que o reumatologista recomenda, disse que faria tudo para não sentir dor. “Não sei te dizer o que seria capaz de fazer para não mais sentir dor. Faço o que posso e o que está ao meu alcance”, afirma.

Terapias alternativas

Para diminuir a dor crônica os especialistas, além dos fármacos, indicam algumas terapias alternativas. Dentre elas, a acupuntura que, recentemente, foi estudada pelo Hospital das Clínicas de São Paulo e comprovou-se que ela faz bem para a diminuição das dores na região lombar.

Além disso, tem também os exercícios físicos, feitos sempre sob supervisão, e com orientação médica. Eles ajudam no fortalecimento dos músculos e articulações, tirando-as do estado de constante estresse. Dentre eles, a hidroginástica, alongamento, caminhada, yoga, pilates, entre outros de baixo impacto.
 

O que devo saber sobre AR

A artrite reumatoide (AR) é uma doença auto-imune que provoca a inflamação crónica das articulações. Enquanto a inflamação do tecido em torno das articulações e artrite inflamatória são características da AR, a doença pode também causar inflamação e lesão em outros órgãos no corpo.

A artrite reumatoide é uma doença reumática três vezes mais comum em mulheres do que em homens. Atinge pessoas de todas as raças da mesma forma. A doença pode começar em qualquer idade e afeta até mesmo crianças (artrite reumatoide juvenil), mas na maioria das vezes se inicia após os 40 e antes dos 60 anos de idade. Em algumas famílias, vários membros podem ser afetados, sugerindo uma base genética para a doença.

Uma articulação é onde dois ossos se encontram para permitir o movimento de duas partes do corpo. Artrite significa inflamação articular. A inflamação articular da artrite reumatoide causa dor, inchaço, rigidez e vermelhidão nas articulações. A inflamação também pode ocorrer em tecidos em torno das articulações, tais como os tendões, ligamentos, e os músculos.

Doenças auto-imunes são doenças que ocorrem quando os tecidos do corpo são erroneamente atacados por seu próprio sistema imunológico. O sistema imunológico é uma organização complexa de células e anticorpos projetados normalmente para "procurar e destruir" invasores do corpo, principalmente infecções. Os pacientes com doenças auto-imunes têm anticorpos no sangue que têm como alvo os seus próprios tecidos do corpo.

Devido a que pode afectar vários outros órgãos do corpo, a artrite reumatoide é considerada uma doença sistémica e é algumas equivocadamente chamada de reumatismo.

Enquanto a artrite reumatoide é uma doença crônica, o que significa que pode durar anos, os pacientes podem experimentar longos períodos sem sintomas. No entanto, a AR é tipicamente uma doença progressiva, que tem o potencial de causar a destruição das articulações e consequentemente deficiência funcional.

Em algumas pessoas com artrite reumatoide, a inflamação crónica leva à destruição da cartilagem, osso e ligamentos, causando deformidade nas articulações. Danos às articulações podem ocorrer no início da doença e ser progressivas. Além disso, estudos têm mostrado que o dano progressivo das articulações não se correlaciona necessariamente com o grau de dor, rigidez, ou presença de inchaço das articulações.

O que devo saber sobre Artrite Reumatóide

A artrite reumatoide é uma doença auto-imune que pode causar inflamação crônica das articulações e outras áreas do corpo.

 A artrite reumatoide pode afetar pessoas de todas as idades.

A causa da artrite reumatoide não é conhecida.

 A artrite reumatoide é uma doença crônica, caracterizada por períodos de exacerbação e remissão da doença.

Na artrite reumatoide, múltiplas articulações são normalmente afectadas em um padrão simétrico.

A inflamação crônica da artrite reumatoide pode causar destruição das articulações e deformidades permanentes.

Danos nas articulações podem ocorrer no início e não se correlaciona com a severidade dos sintomas.

O "factor reumatoide" é um anticorpo que pode ser encontrada no sangue de 80% das pessoas com artrite reumatoide.

Não há nenhuma cura conhecida para a artrite reumatoide.

O tratamento da artrite reumatoide ideal envolve uma combinação de educação do paciente, repouso e exercício, proteção articular, medicamentos, e ocasionalmente a cirurgia.

O tratamento da artrite reumatoide tem melhores resultados quando é inciado precocemente.


Aviso Legal:  As informações contidas neste site tem caráter meramente educativo e não substituem as opiniões, condutas e discussões estabelecidas entre médico e paciente.

Nenhum comentário: