7.11.2012

Fugindo das pessoas negativas no ambiente de trabalho


Muitos profissionais torcem para que as coisas deem errado e, até mesmo, para que a empresa afunde


 O comportamento dos "anti" está em todos os lugares, inclusive dentro das empresas. É gente que torce contra: para que as coisas deem errado e, até mesmo, para que a empresa afunde.
Diretor-geral da Trabalhando.com e autor do livro “A estratégia do olho de tigre” (Editora Gente), Renato Grinberg ressalta que, por onde quer passemos, vamos encontrar os que torcem contra. Mas quais são as razões para essa atitude? Não seria mais fácil procurar um novo emprego e tentar ser feliz em outro lugar? Apesar de parecer óbvio, a resposta não é tão simples, segundo Grinberg.
— Muitas pessoas são naturalmente pessimistas e acomodadas e para elas é muito mais fácil ter pensamentos negativos do que positivos — diz o especialista, para quem essa é uma atitude comum àqueles que não têm ambição profissional ou objetivo certo na carreira.
Para a coach e sócia-diretora daYluminarh Desenvolvimento Profissional, Ylana Millher, conviver com pessoas que torcem contra é desafiador. E para não se deixar influenciar por este tipo de comportamento, o profissional deve ignorar tentativas de guerrilha e, de forma alguma, recorrer à vingança.
— Contagie o ambiente com comentários positivos e promova relacionamentos mais respeitosos — aconselha.
— É triste pensar que muitas pessoas perdem tempo desejando mal aos outros ou à empresa em que trabalham. Mas, infelizmente, isso é mais comum do que parece —completa Ginberg, ressaltando que muitos profissionais preferem falar mal da empresa ou do chefe do que mudar de atitude e de empresa. Para eles é muito mais fácil torcer contra do que arregaçar as mangas e tentar ajudar.
Ylana diz que o melhor caminho, nesses casos, é não entrar no jogo e não revidar, distanciando-se emocionalmente:
— Pessoas destrutivas não respeitam a si mesmo e nem ao outro. Se perdermos o senso de humor e a paciência já são fortes sinais de que nos deixamos contaminar.
Para aqueles que estão vivendo esse momento na carreira, confira as dicas para transformar pensamentos ruins em bons resultados:
Não se contamine ou se deixe influenciar: Evite comentários negativos, em toda empresa você encontrará pessoas insatisfeitas por algum motivo. Pessimistas não vão muito longe.
Pense positivo: Boas energias atraem bons resultados, esse é um processo natural. Em vez de ficar “procurando cabelo em ovo”, tente buscar o lado positivo das coisas.
Faça a sua parte: Execute seu trabalho da melhor forma para alcançar resultados melhores. Bons resultados motivam e podem trazer, além de satisfação, um retorno financeiro significativo.
Use seu tempo para cuidar de você: O tempo passa muito depressa, quando você menos espera o dia chega ao fim, então por que em vez de passar o dia falando mal da empresa ou do chefe, você não direciona seu tempo para boas atitudes? Aproveite seu tempo livre para relaxar, estudar, ler e se aprimorar. Esse comportamento lhe renderá frutos no futuro;
Procure um novo emprego: Se nenhuma das dicas der certo, essa é a hora de buscar outro trabalho. Atualize seu currículo e se abra para novas oportunidades.
— Muitas vezes é duro aceitar, mas o seu ciclo nessa empresa pode ter terminado. Prepare-se para iniciar um novo momento em outro lugar. Com a mente direcionada para pensamentos positivos e seu esforço pessoal, a chance de encontrar "o emprego do sonho" é bem maior — completa Grinberg.


Pessoas Negativas


Pessoas negativas. Sim elas existem aos milhares e eu aposto que você já teve a oportunidade de se deparar com uma. A minha pergunta é: você teve sucesso ou foi uma experiência deprimente?

Lidar com pessoas negativas nem sempre é agradável, ainda mais se o convívio com elas for diário (trabalho, família) e necessário.

As pessoas negativas são negativas porque têm em primeiro plano nas suas mentes aspectos negativos para com a realidade. 

Você pode apresentar para uma pessoa negativa 9 aspectos positivos, porém o ponto focal dela será no 1 negativo. É assim que elas percebem o mundo. Possuem uma lente (pensamentos, crenças, valores e atitudes) voltada para o que é ruim,  mau, difícil e doloroso.

Pessoas negativas são negativos porque não têm positividade, amor e calor. Muitas vezes, o seu comportamento negativo é uma barreira que ergueram para se protegerem do mundo.

Sem dúvida é um desafio permanecer positivo em companhia de pessoas que só reclamam (de você, dos outros e da vida),  que falam mal (de tudo e todos) e que contaminam todo o ambiente ao seu redor.


Reconhecendo pessoas negativas:

  • Possuem uma auto-estima muito baixa;
  • São detalhistas (descrevem pormenores com maestria);
  • São exageradas (aumentam as proporções dos fatos);
  • São evasivas, inseguras e manipuladoras. 
  • São extremamente críticas e péssimas ouvintes;
  • São vítimas  e culpam tudo e todos pelas circunstâncias pessoais;
  • São controladoras (para manter seu próprio mundo estável);
  • São emocionalmente instáveis (de manhã são uma coisa, à tarde outra e à noite outra ainda);
  • Se decepcionam com grande facilidade porque as pessoas e o mundo nunca correspondem às suas expectavivas irreais;
  • Falam mal de outras pessoas (isso fazem elas se sentirem melhor);
  • Falam dos problemas (pessoais, alheios, do mundo)
  • São vampiros energéticos (você se sente drenada após alguns minutos de conversa com essa pessoa).
  • Possuem muita raiva e normalmente são agressivas.
  • São descontentes, estressadas e possuem uma taxa significativamente mais elevada de doenças.



Você trabalha, mora ou tem amizade com alguém assim?  Então descubra como conviver sem se deixar envolver na negatividade que essa pessoa energeticamente dispersa no ambiente em que se encontra.
1) Evitar o convívio é uma boa, mas se isto for impossível, apenas aprenda a reagir bem, com compaixão. Saiba que o único espaço que você pode controlar é dentro de você mesmo e à sua volta, e não o espaço e a volta do outro.

2) Esteja consciente que a pessoa é negativa e que a menos que ela deseje a mudança e faça algo por, de forma consistente, ela não vai mudar. Ela tem que querer isso. Você não pode fazer alguém pensar, sentir ou agir de maneira diferente. Simples assim.

3) Não reforce . Entenda a dor com carinho, mas seja útil e firme não alimentando a negatividade contando causos e manchetes negativas do dia.

4) Seja um bom ouvinte por um tempo curto. Não tente resolver ou corrigir, apenas aponte para um foco positivo como um elogio sincero ou um momento feliz dessa pessoa.

5) Não tente ter um conversa "civilizada" com uma pessoa negativa, das duas uma: ou ela vai acabar chorando e  vai fazer você se sentir culpado ou vai acabar  numa discussão calorosa e ânimos exaltados.

6) Relacionar-se regularmente com alguém que tenta retratar você como a fonte de todo mal, exige de você uma auto-estima positiva. Lembre-se que a opinião dessa pessoa não é necessariamente a verdade. Você não pode ser tão ruim como essa pessoa gostaria que você acreditasse que você fosse. Fortaleça a sua auto-estima!

7) Faça o que fizer, não discuta com uma pessoa negativa. Controle a sua própria impulsividade. Pessoas negativas se alimentam de negatividade, portanto, não reaja negativamente. Qualquer coisa que você faz ou diz quando irritado será usado contra você uma e muitas outras vezes no futuro. Pessoas negativas tendem a ter memórias surpreendentes e não hesitarão em usar um rol quase interminável de queixas do passado contra você, nos próximos cinquenta anos a partir de agora.

Sei que é difícil reagir sempre bem, e não tornar pessoal, principalmente quando é pessoal porque somos humanos. Aceite que tudo o que você pode fazer é se auto-preservar para cuidar das suas necessidades, o que muitas vezes significa colocá-las em primeiro lugar.

Seja curioso e questione se há algo a aprender com uma pessoa negativa.  O "universo" usa as pessoas negativas como o caminho para fazer a gente seguir em frente sempre que estamos confortáveis em uma situação que não está nos desafiando mais. É como um estímulo, um "pontapé" que precisamos para desenvolver o nosso potencial.


Você é uma pessoa negativa?


Assim que você perceber que está pensando negativamente, você deve simplesmente parar. 

Abaixo descrevo  técnicas simples (baseadas no livro  "O poder da mente" de John Kehoe) para eliminar os pensamentos negativos: 

1) Quando você se pegar pensando negativamente, deve apenas se lembrar que é apenas um pensamento negativo e nada mais. 


2) Você pode ridicularizar o pensamento, tornando-o absurdamente engraçado. 



3) Pense imediatamente o oposto do pensamento negativo,  o positivo. 


Há muitas outras maneiras de eliminar os pensamentos negativos sugeridos por outros autores. Mas esses caminhos citados acima são simples e eficientes. Simplesmente, quando você se pegar pensando negativamente, aplique um deles para mudar seus pensamentos. E uma hora os seus padrões de pensamento vão mudar e você vai mudar sua vida completamente. Experimente!
.

Nenhum comentário: