Rio -  Problemas causados pelo colesterol alto vão além da hipertensão e deficiências cardíacas. Ele causa doenças na retina, informa Leôncio Queiroz Neto, oftalmologista do Instituto Penido Burnier. “Obesidade, hipertensão e diabetes são fatores que aumentam o risco de problemas na visão”, diz o médico.
Segundo Queiroz Neto, o mais grave nesse tipo de doença é a falta de sintomas no estágio inicial. Quando surgem, pode ser tarde para evitar a perda da visão. “É preciso ficar atento a qualquer anormalidade nos olhos. Às vezes, visão turva pode significar complicação”, alerta.

Foto: Arte: O Dia
Arte: O Dia
 
O especialista aconselha um exame de rotina a cada dois anos. Um diabético, por exemplo, após dez anos com a doença, tem 25% de chance de desenvolver  retinopatia (doenças degenerativas não inflamatórias da retina) e, depois de 15 anos, 60%. O oftalmologista informa que a retinopatia diabética é a maior causa de cegueira definitiva na população adulta.
Já a degeneração macular, que afeta a parte central da retina, resulta do envelhecimento e da morte das células por causa da menor quantidade de oxigênio que chega à retina. Em obesos ou hipertensos, a oxigenação fica mais comprometida por causa da deficiência na circulação.
O diagnóstico precoce é feito no exame de fundo de olho, que identifica fissuras nos vasos retinianos, manchas ou cicatriz. O tratamento é com laser. Em casos mais avançados, antiangiogênicos podem ser recomendados
 
Clique nos links abaixo:
.