7.14.2012

Brasileiras mais estilosas

De passagem pelo Rio, blogueira francesa Garance Doré enumera as brasileiras mais estilosas

A ilustradora e fotógrafa caiu de amores por Santa Teresa e por água de coco

Melina Dalboni
Garance Doré

RIO - Garance Doré só queria mostrar seu ponto de vista com mais liberdade, ao lançar, em 2006, um blog que leva seu nome. Acabou se tornando uma das mais influentes fotógrafas e ilustradoras do mundo da moda. Tanto que, mês passado, ganhou o prêmio do Council of Fashion Designers of America (CFDA), na categoria mídia, ao lado do namorado, o fotógrafo Scott Schuman, autor de outro blog, The Sartorialist. Esta foi a primeira vez que a estatueta foi concedida a dois veículos on-line independentes.— O reconhecimento da indústria e dos colegas é um momento maravilhoso. Mas nem eu nem Scott procuramos a glória, apenas queremos expressar nosso ponto de vista — diz Garance, 37 anos, que veio ao Rio semana passada para fotografar um ensaio de moda.
No blog, que registra quatro milhões de acessos aos mês, Garance Doré procura mostrar suas inspirações. Não faz exatamente fotos de street style, mas elege mulheres elegantes, peças tem-que-ter e viagens de sonho. É quase um diário, pontuado por fotos e também por ilustrações, o que o diferencia dos milhares de blogs de moda.
No layout do garancedore.fr, que inspirou a diagramação da nossa capa e desta página, os desenhos têm destaque. Mostram desfiles em Paris, modelos em Córsega ou Miami, garotas cool em Nova York, estrelas de cinema no tapete vermelho. Ilustram boa parte dos textos, nos quais ela fala sobre o que lhe vem à cabeça: desde a diferença do estilo de vida (e dietas) das francesas e das americanas ao inferno físico provocado pelo jet lag.
— O que me frustrava nas revistas é que as ilustrações estavam sempre relegadas a cantinhos nas sessões de horóscopo — conta Garance, que costuma interagir com os leitores por meio dos comentários, do Twitter e do Facebook.
Durante os dois dias que passou no Rio, a blogueira francesa foi a Santa Teresa e ao Pão de Açúcar. Nos dois ensaios de moda que fez, a convite da "Vogue Brasil", ela buscou retratar uma cidade diferente da "Garota de Ipanema".
— Adorei descobrir Santa Teresa, um bairro fantástico e mais intimista — conta Garance, que conferiu até uma roda de samba num dos bares do Largo dos Guimarães.
Bolsas e sapatos brasileiros
Esta foi sua segunda visita ao Rio. Em 2010, Garance veio para o Fashion Rio junto com o namorado, Scott Schuman (do blog The Sartorialist). Na época, impressionou-se com a força da cidade e também com Joana Nolasco, coordenadora de estilo da Via Flores. O casal fotografou a carioca um par de vezes. Acabaram amigos. Desta vez, Joana também mostrou os lugares mais bacanas para Garance.
— Quando vou para Nova York, sempre nos encontramos — conta Joana, a musa carioca dos blogueiros.
No seu endereço on-line, Garance já mostrou o estilo de Joana por meio de fotos que revelam o closet da carioca: chapéu vintage Dior, maiô Lenny, bolsa Hermès.
— A Joana encarna uma carioca cosmopolita, com uma visão internacional de estilo. É uma espécie de carioca do futuro, que sabe levar sua vida no Rio, mas é também extremamente ligada ao exterior. Ela tem um estilo incrível, tanto clássico quanto ousado, e é uma hostess maravilhosa que quer sempre nos mostrar a cidade que ama — conta Garance, que mora em Nova York com Scott.
Entre as brasileiras eleitas por Garance também estão Costanza Pascolato, Andrea Dellal, Lívia de Bueno, a designer Gisela Pecego e Victoria Ceridono, do blog Dia de Beauté.
No Rio, a francesa se hospedou no Fasano, "onde se sente em casa", e tomou muita água de coco ("A melhor bebida que já provei", diz).
— O que mais amo no Rio é a gentileza dos cariocas e a natureza. E o que mais me assusta é todo mundo me dizendo para tomar cuidado aqui. Nunca tive qualquer problema, mas a verdade é que dá medo escutar todas essas pessoas dizerem que não se pode sair sozinho aqui — reclama.
Do país, Garance levou, além de um punhado de fotos e ilustrações, "sapatos Alexandre Birman (o designer ofereceu um almoço em sua homenagem), um bom maiô Adriana Degreas e duas bolsas geniais e supercoloridas da Serpui Marie". Mala brasileira pronta para a próxima.

Nenhum comentário: