7.13.2012

Dormir muito ajuda a perder peso, diz estudo

Pesquisadores alemães e suecos descobriram que dormir pouco aumenta a fome e diminui a quantidade de calorias queimadas pelo corpo

Sono (Foto: SXC)

Pesquisadores das universidades de Tubingen e de Lubeck, ambas na Alemanha, e da Universidade de Uppsala, na Suécia, concluíram que o sono está diretamente ligado ao controle do peso do corpo humano. De acordo com o estudo, o tempo que dormimos afeta não só a nossa fome, mas também a quantidade de calorias que nosso corpo queima.
Nos últimos anos, diversas pesquisas científicas sugeriram que noites curtas de sono aumentam o risco de ganhar peso e de desenvolver doenças como diabetes, por exemplo. O novo estudo, porém, analisou o efeito de dormir pouco sobre a fome, a atividade física e a energia consumida pelo corpo – em curto prazo.
Por meio de diferentes testes, os pesquisadores descobriram que a privação de sono aumentou a fome dos participantes e elevou a quantidade de grelina – o “hormônio da fome” – em seu sangue. Ou seja, quanto menos a pessoa dormia em uma determinada noite, mais fome ela sentia no dia seguinte.
Além disso, eles perceberam que o sono aumenta a quantidade de energia consumida pelo corpo. Em outras palavras, quanto mais a pessoa dorme, mais calorias o corpo queima.
Em resumo, o estudo concluiu que dormir pouco leva o ser humano a comer mais, já que sente mais fome. Este fato isolado já nos leva a ganhar peso ao longo do tempo. No entanto, dormir pouco também leva nosso corpo a queimar menos calorias, o que contribui para o aumento de peso.
A pesquisa, financiada pela Fundação Alemã de Pesquisa (DFG, na sigla em alemão), será apresentada durante o 20º Encontro Anual da Sociedade de Estudo do Comportamento Digestivo (SSIB, na sigla em inglês), que acontece neste mês em Zurique, na Suíça.

Nenhum comentário: