9.07.2012

SAIBA MAIS SOBRE COLESTEROL

Apesar de ser um assunto comum à maioria das pessoas, o colesterol ainda deixa diversas dúvidas no ar. Afinal, o que é colesterol? Você sabe qual é a diferença entre o colesterol bom e o ruim? Quais os sintomas da doença? Para te ajudar a desvendar estas e outras questões, confira uma entrevista com a Endocrinologista Maria Paula Pillar.
1 - O que é colesterol?
Colesterol é um tipo de gordura necessária ao organismo para a formação de hormônios, da bile e da vitamina D. Porém, quando esta gordura encontra-se em excesso no organismo, acaba se depositando nas artérias e provocando diversas doenças graves. Existem duas maneiras básicas de se obter o colesterol: pela produção hepática (pelo fígado) e pela ingestão alimentar.
2 - Qual a diferença entre o LDL e o HDL?
Podemos dividir o colesterol em dois tipos mais importantes: LDL e HDL. O LDL, ou colesterol ruim, é o colesterol que se deposita nos vasos podendo causar infartos e derrames (acidente vascular cerebral - AVC). E o HDL, também conhecido como o bom colesterol, faz o inverso, ele retira da parede dos vasos o LDL, levando-o de volta ao fígado.
3 - Qual o nível máximo e mínimo de cada um para um adulto?
Os valores de referencia para o colesterol LDL são entre 50 e 190 mg/dL, variando conforme os fatores de risco. E para o HDL, entre 30 e 90 mg/dL.
4 - Quais os sintomas?
O excesso de colesterol não costuma causar sintomas. Muitas vezes, são as doenças consequentes do aumento dele que vão dar sinais de que algo está errado.
5 - Apenas uma reeducação alimentar pode ser o suficiente para mudar o quadro?
Sabemos que uma vida saudável, com uma alimentação de baixo índice de gordura e a prática de atividade física, é essencial para baixar e/ou manter os níveis de colesterol dentro dos padrões aceitáveis, assim como a questão hereditária que também tem uma influência muito importante nos níveis de colesterol (devido à produção hepática deste, que ocorre de maneira diferente em cada um de nós).
Uma pessoa com colesterol LDL alto, por exemplo, pode estar se alimentando mal e/ou pode ter herdado de seus familiares uma produção excessiva deste no fígado. Desta forma, concluímos que dieta e exercícios podem sim diminuir os níveis deste, no entanto, em alguns casos, será necessário o uso de medicamentos.
6 - Quando entrar com o medicamento?
Geralmente, quando o LDL está maior de 190, podemos iniciar um medicamento, mas alguns fatores de risco também influenciam nesta decisão. Doenças como Diabetes Mellitus, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial e fatores sociais como o fumo e a idade também podem pesar na decisão de iniciar o medicamento.

Nenhum comentário: