Nigel H.Croft disse, em seu recente artigo para a ISO – ISO 9001:2015 and beyond – Preparing for the next 25 years of quality management standards – que “O ISO / TC 176/SC2, em colaboração com seus colegas do SC1 (Conceitos e terminologia), procedeu recentemente a uma revisão completa dos princípios de gestão da qualidade. A partir disso, é agradável (mas não surpreendente) informar que eles resistiram ao teste do tempo, e que apenas alguns pequenos ajustes são necessários para atualizá-los para a próxima geração de normas de gestão de qualidade.”
um artigo sobre a revisão da ISO 9001 – Foram citados os prováveis novos princípios da Gestão da Qualidade (veja tabela abaixo)… Como a ISO tem se preocupado em manter suas normas atualizadas no contexto mundial, refletindo as tendências de gestão empresarial e as novas tecnologias disponíveis, a revisão dos já clássicos Princípios da Gestão da Qualidade é muito bem vinda!
Vejam na tabela abaixo o que deve mudar:
A interpretação oficial dos novos princípios da Gestão da Qualidade ainda não foi publicada pela ISO!
Engajamento e competência das pessoas x envolvimento das pessoas:
Atualmente:
Envolvimento das pessoas
Pessoas de todos os níveis são a essência de uma organização e seu total envolvimento possibilita que as suas habilidades sejam usadas para o benefício da organização.
Já ouviram que “de boa-intenção o inferno está cheio”? – Pois é… Eu interpreto a mudança desse Princípio como uma forma de focar melhor o envolvimento das pessoas: Engajamento é o ato de se comprometer seriamente com algo, uma ideia, um projeto… Mas para obter o sucesso é preciso conquistar o engajamento das pessoas certas, que possuem as competências necessárias para tornar real essa ideia ou projeto. Na criação e manutenção de um SGQ, todos devem estar envolvidos, claro! – Mas é importante que sejam engajadas as pessoas-chave, aquelas que tenham a autoridade, a competência e os conhecimentos necessários para levar adiante um SGQ sério e efetivo. Se não existirem essas pessoas na organização, caberia a ela formá-las.
Abordagem sistêmica x Abordagem de processo/Abordagem sistêmica da gestão
Atualmente:
Abordagem de processo
Um resultado desejado é alcançado mais eficientemente quando as atividades e os recursos relacionados são gerenciados como um processo.
Abordagem sistêmica da gestão
Identificar, entender e gerenciar os processos inter-relacionados, como um sistema, contribuir para a eficácia e eficiência da organização no sentido desta atingir seus objetivos.
Aqui entendo que a abordagem sistêmica da gestão passa obrigatoriamente pela abordagem de processo, sendo este o primeiro passo para se atingir a abordagem sistêmica; portanto vejo como natural que o atual princípio 5 absorva o 4, num movimento de maturidade conceitual, já que são mesmo interligados, ou melhor dizendo, complementares.
Colaboração na cadeia de valor x relacionamento mutuamente benéfico com fornecedores.
Atualmente:
Benefícios mútuos nas relações com os fornecedores
Uma organização e seus fornecedores são interdependentes e uma relação de benefícios mútuos aumenta a capacidade de ambos em agregar valor.
A impressão que tive sobre esse princípio foi de que pretendem esclarecer os tais benefícios mútuos, pois na prática a relação fornecedor(es) x organização não é tão simples assim. Entendo que determinar claramente qual o nível de colaboração (ou participação) de cada um (sub-fornecedor, fornecedor, organização) nessa equação possa auxiliar bem mais a dimensionar o valor agregado por cada um no produto ou serviço, consequentemente estabelecendo níveis de criticidade e valorizando aos que mais (ou melhor) contribuam no processo.