9.07.2012

Fazer dieta é melhor que exercício

PESQUISA COMPROVA QUE DIETA É MAIS EFICIENTE QUE EXERCÍCIO NA PERDA DE PESO

Pesquisa comprova que dieta é mais eficiente que exercício na perda de peso
Porém, aliar um cardápio saudável à pratica de exercícios é a melhor opção para ter qualidade de vida.

Imprimir
enviar por email
Você já sabe que para ter qualidade de vida é mais do que necessário aliar uma alimentação saudável à prática de exercícios físicos. Mas, se o seu desejo de emagrecer vem te tirando o sono, trate de turbinar a dieta. Isso mesmo! Ao invés de dobrar os exercícios, corte mais calorias do cardápio.

Essa conclusão acaba de ser reiterada por uma pesquisa, disponível na Public Library of Science, que analisou o comportamento de indivíduos da tribo Hadza, na Tanzânia, que ainda vivem da caça e, consequentemente, movimentam-se muito mais do que um típico ocidental. Apesar do estilo de vida ativo, os cientistas verificaram que a queima de calorias dos participantes foi praticamente igual à média dos homens e mulheres do Ocidente.

Os pesquisadores concluíram que apenas a atividade física não é suficiente para proteger as pessoas contra a obesidade, se a dieta não for ideal. Isso significa que não adianta exagerar na comida e tentar recuperar depois na esteira.

O endocrinologista do spa Estância do Lago (PR), Fabiano Lago, explica porque essa relação não funciona. "Em uma hora de caminhada, perde-se cerca de 300 calorias. Já num rodízio, em uma churrascaria, a pessoa pode ingerir facilmente 4.000 calorias", exemplifica, mostrando porque a conta não fecha.

Metabolismo

Quando uma pessoa começa a perder peso, o corpo reage diminuindo o metabolismo, em um mecanismo natural de proteção em caso de privação. Segundo o estudo, mesmo fazendo exercícios diariamente o metabolismo continua em baixa.

Entretanto, na opinião do endocrinologista da Estância do Lago, a atividade física é importante como coadjuvante no emagrecimento saudável, pois ajuda na preservação da massa magra ou muscular, que corresponde geralmente a quase metade dos quilos eliminados em um programa de emagrecimento sem atividades físicas. "Para manter o peso com saúde, é essencial preservar a massa muscular", ressalta Fabiano Lago.

Nenhum comentário: