2.21.2013

Cientistas criam orelha artificial com uso de tecnologia 3D

Orelha é feita com cartilagem e parece natural.
Implante pode servir para quem perde a orelha ou nasce sem ela.

 AFP
Médicos e bioengenheiros dos Estados Unidos conseguiram produzir, graças à tecnologia 3D, orelhas humanas artificiais feitas com cartilagem que parecem naturais e funcionam perfeitamente.
Estas orelhas poderiam se tornar a solução que a cirurgia de reconstrução procurava para problemas de má formação. "Pessoas que perderam parte ou a totalidade da orelha em um acidente ou como consequência de um câncer também poderiam se beneficiar desta tecnologia", assegurou Jason Spector, professor da Universidade Cornell, em Ithaca, no estado de Nova York, um dos autores do estudo.
Molde para orelha artificial é feito com impressora 3D (Foto: Lindsay France/Universidade Cornell/AFP)Molde para orelha artificial é feito com impressora 3D (Foto: Lindsay France/Universidade Cornell/AFP)
A equipe liderada por Lawrence Bonassar começou a trabalhar com uma imagem digital em 3D de uma orelha humana. Posteriormente, os cientistas conseguiram torná-la em uma orelha real com a ajuda de uma impressora tridimensional para poder fazer um molde, no qual introduziram um gel muito denso de células vivas que serviu de "andaime" para que a cartilagem se desenvolvesse nele.
Em três meses, estas orelhas geraram cartilagem suficiente para substituir o colágeno usado para fazer o molde, explicaram os cientistas, cujas pesquisas são publicadas na edição digital da revista americana "Plos One".
"É preciso metade de um dia para fazer um molde, cerca de um dia para fazer a impressão em 3D, 30 minutos para injetar o gel e 15 minutos mais para tirar a orelha do molde", contou Bonassar.
Antes de ser implantada no paciente, a orelha artificial é depositada vários dias em um cultivo de células vivas.
Até agora, as orelhas artificiais eram fabricadas com materiais como o poliestireno extrudido, mais conhecido por seu nome comercial, styrofoam, embora às vezes os cirurgiões fabriquem orelhas parte das costelas do paciente.
 Reportagem de 2011 mostra que impressora 3D poderia imprimir tecidos biológicos

Nenhum comentário: