2.23.2013

PREOCUPAÇÃO COM A ALIMENTAÇÃO COMEÇA DESDE OS PRIMEIROS ANOS!


Preocupação com a alimentação começa desde os primeiros anos!
Comece a cuidar da alimentação do seu filho desde cedo. Este é o primeiro passo para uma vida saudável!

Quer coisa mais complicada do que fazer seu filho comer alimentos saudáveis? Diante de tantas opções de biscoitos, chocolates e fast food no mercado, como dizer para ele que frutas e legumes fazem bem à saúde? Porém, quando o assunto é este, os números são alarmantes! De acordo com levantamento feito pelo Ministério da Saúde, 20% das crianças brasileiras com menos de cinco anos sofrem de anemia, principalmente nas camadas mais baixas da população.

O que muitos não sabem é que a falta de ferro, principal causa de anemia no mundo, pode comprometer o desenvolvimento infantil, além de causar apatia, cansaço e palidez. Segundo a nutricionista Adriane Alves Marchisete, do Hospital Infantil Sabará: "O problema se intensifica principalmente nos dois primeiros anos da criança, quando ela deixa a alimentação pastosa e passa para os sólidos. Nessa mudança, os carboidratos acabam sendo supervalorizados. O ideal é que o cardápio seja variado".

O ferro tem uma função essencial em nosso organismo: É responsável pelo transporte de oxigênio. Sem ele, a quantidade desta substância, que chega aos tecidos através do sangue, pode ser menor, o que faz com que a criança fique mais apática, com déficit de atenção e até com outros distúrbios de apetite, como o hábito de comer terra, por exemplo.

Para Dra. Adriane: "É importante combinar uma opção de cada um dos grupos alimentares: energéticos (fonte de carboidrato), construtores (fonte de proteínas) e reguladores (fonte de vitaminas e minerais)”.

Vale lembrar que, embora o ferro possa ser encontrado nas carnes e nos vegetais, a substância presente em alimentos de origem animal (frango, bovina, suína e peixes) é absorvida mais facilmente pelo organismo. Já o ferro, presente em vegetais verde-escuros (couve-manteiga, brócolis, espinafre, agrião, escarola), leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, soja, grão-de-bico), frutas secas (ameixa, damasco, uva passa) e cereais (arroz integral, aveia em flocos) apresenta uma absorção mais limitada, mas não deixa de ser importante na alimentação dos pequenos.

Contudo, para que o ferro seja devidamente aproveitado pelo organismo, ele deve ser consumido junto aos alimentos ricos em vitamina C, como suco de laranja ou limão. "É importante evitar o consumo de lácteos após as principais refeições ricas em ferro para não atrapalhar a sua absorção. Poucos sabem, mas o ferro e o cálcio competem pelo mesmo campo/sítio de absorção no organismo", conclui a nutricionista.

Nenhum comentário: