11.12.2014

Criadores de 'jogo da morte' são identificados em Volta Redonda

Pelo menos 150 estudantes integram grupos virtuais

Francisco Edson Alves
Rio - Pelo menos 150 estudantes de Volta Redonda, no Sul Fluminense, integram três grupos virtuais, numa rede social, que incentivam o suicídio. A constatação é do delegado da 93ª DP (Volta Redonda), Antônio Furtado.

Ele passou a investigar os grupos intitulados ‘Roleta Russa’ , ‘Eu Posso’ e ‘Se Sair Morre’ depois que dois alunos da Escola Municipal Getúlio Vargas — uma menina e um menino de 15 anos —, vinculados a um suposto “jogo da morte” — promovido por três menores administradores apreendidos na segunda-feira — se mataram por enforcamento em suas casas na semana passada.
Mensagens suspeitas estão sendo investigadas
Foto:  Reprodução
O delegado disse que pais e estudantes do Colégio Getúlio Vargas e de outra escola, a Themis de Almeida, também municipal, estão apavorados. “O assunto virou uma histeria coletiva. Mas nós estamos tranquilizando os estudantes e seus parentes”, afirmou.
Segundo o policial, os criadores dos grupos já foram identificados. São uma menina de 12 anos e um casal de 14. “Eles já prestaram depoimento e agora vão responder por crimes análogos ao induzimento ao suicídio, ameaça e constrangimento ilegal”, afirmou Furtado.

As investigações da 93ª DP apontam para possíveis pactos de morte dos participantes. Dezessete estariam numa lista para se matar. Os pais foram alertados e chamados à delegacia. Boa parte dos adolescentes foi adicionada aos grupos à força, após ameaças dos administradores. “Em mensagens aterrorizantes, diziam que, se não obedecessem às ordens de suicídio, seriam caçados, torturados e mortos”, afirmou o delegado.
Anúncio na internet convoca para ato em solidariedade
Foto:  Reprodução
Campanha tenta reverter clima de medo
A Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre) montou equipes multidisciplinares para tranquilizar estudantes e seus pais. E orientou professores para detectar possíveis sinais de depressão nos alunos. Nesta quinta-feira, um grupo de jovens promoverá um ato às 17h, em frente ao Colégio Getúlio Vargas, intitulado “No suicide”. A intenção seria prestar solidariedade aos alunos da instituição. Depois da morte de dois estudantes, muitos deles não estariam indo às aulas.

Nenhum comentário: