11.10.2014

Temer minimiza investigação sobre Petrobras nos EUA

Vice-presidente participou de encontro nacional de prefeitos

Durante a abertura do encontro da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em Campinas , o vice-presidente do Brasil, Michel Temer, minimizou a informação divulgada nesta segunda-feira (10), de que a Justiça dos Estados Unidos investiga os esquemas de corrupção da Petrobras. A notícia foi publicada pelo jornal britânico Financial Times.
    Segundo Temer, o caso já está sendo investigado pela Justiça brasileira. "A constituição brasileira determina a autodeterminação dos povos. Se os EUA abriram investigação, têm que fazer como o Brasil está fazendo", disse Temer ao jornal o Estado de S. Paulo.
    Nos EUA, a Justiça abriu duas linhas de investigação. Uma criminal, pelo Departamento de Justiça, e outra civil, feita pelo Securities and Exchange Comission (SEC), que regula o mercado de capitais. De acordo com o jornal britânico, As autoridades dos EUA estariam apurando se a estatal brasileira ou seus funcionários, intermediárias ou prestadores de serviço violaram o Foreign Corrupt Practices Act, uma lei contra a corrupção que considera ilegal o suborno de funcionários estrangeiros para adquirir negócios. Um dos motivadores para o início das investigações nos EUA foi a polêmica compra da refinaria de Pasadena, no Texas, pela Petrobras. A Petrobras, maior estatal brasileira, tem sido alvo de denúncias de desvio de recursos para partidos políticos, entre eles o próprio PT. PMDB e o PSDB na figura do seu presidente já falecido.   Presos na Operação Lava-Jato, da Polícia Federal, os delatores do esquema são o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Youssef, (ANSA)

Nenhum comentário: