11.09.2014

Motivos da infidelidade masculina

É difícil quem não conheça pelo menos um caso de infidelidade masculina. A verdade é que os episódios entre os homens são tão comuns que o tema chamou atenção de uma universidade alemã.
infidelidade
Casos de traição cometidos por homens são, infelizmente, bastante comuns. Foto: iStock, Getty Images
É isso mesmo: a infidelidade masculina resultou em um estudo da Universidade de Göttingen, que listou os alguns dos principais motivos que levam os homens a trair. Ficou curiosa? Então confira:
- Questão evolutiva
A história da evolução da monogamia é considerada um conceito relativamente novo, e por isso alguns homens não conseguem entender esse processo de forma clara.


- Relação com o poder
Ainda que a infidelidade aconteça em todas as classes sociais e níveis salariais, os homens que têm um grande poder profissional tendem a trair suas parceiras mais facilmente. As razões: a sensação viciante do poder e a constante confirmação de seu próprio sucesso leva-os a buscar a mesma situação fora dela, com outras mulheres.
- Rotina
É comum que casais gostem de passar a maior parte do tempo juntos desfrutando de momentos exclusivamente seus, como ficar juntos debaixo de um cobertor no sofá e ficar zapeando entre os programas de televisão.
No entanto, se seus planos de fim de semana são sempre em frente à televisão, existe um grande perigo de infidelidade. Isso porque homens que vivem dentro de uma relação pouco variada tendem, com mais frequência, a dar suas escapadelas.
Estar com outras mulheres dá aos homens que levam uma relação muito rotineira o sentimento de ser admirado, pois almejam com urgência a autoafirmação.
- Situações de frustração individual
Um efeito secundário da frustração diária resulta também na diminuição da paixão em muitas relações sólidas. O erotismo diminui ao invés de aumentar e a taxa de infidelidade aumenta dramaticamente. Geralmente, isto acontece muitas pela falta de comunicação entre o casal e a falta de diálogo sobre situações do dia a dia.
- Viver em uma cidade grande
Ainda que a infidelidade ocorra em qualquer lugar, a taxa de homens infiéis que vivem em cidades “que não dormem” é maior dos que vivem em cidades pequenas. A dificuldade de que sejam descobertos termina sendo a grande oportunidade de ser infiéis reiteradas vezes.
- Oportunidades dadas pelo parceiro
É como diz o velho ditado: “a ocasião faz o ladrão”. Nesse caso, a razão para trair sem muito esforço e sem necessidade geralmente acontece quando a esposa vai visitar a família e o marido tem a chance de dar uma fugidinha na balada.
- Medo de assumir compromisso
Essa é a razão mais clichê do universo masculino. Ainda que por um lado os homens queiram ter uma relação estável e segura com uma mulher, por outro, eles acabam sentindo medo de assumir um compromisso com responsabilidades e dependências, tanto da parte dos homens quanto da parte das mulheres.

Nenhum comentário: