11.14.2014

Atitudes de conservação da netureza

O espetáculo da nanotecnologia, a árvore faz coisas que a ciência ainda não entende e não pode reproduzir. As raízes são sugadores inteligentes que vão extremamente fundo atrás de água, os troncos tem tubulações (chamadas xilemas) que desafiam a gravidade e elevam a água do chão até as folhas numa altura de +60m; as folhas são painéis solares transportadores e irradiadores de aromas.
Vai destruir? Sabe fazer outra igual?

Não vamos destruir e ainda não somos capazes de fazer igual, porém podemos não atrapalhar ou até mesmo colaborar fazendo mais mudas, compartilhando atitudes de conservação.
Testei um experimento, que compartilho...produzindo mudas de árvores sem custos, usando garrafa Pet (que peguei na rua, pois não compramos refrigerantes para consumo), é muito simples e eficiente, pois não se faz necessário a rega diária. Posto a foto abaixo. Veja que cortei ao meio a garrafa, na parte superior, no gargalo coloquei um feltro, criando uma barreira, impedindo a saída da terra. A água depositada na parte inferior irá irrigar a superior, umedecendo naturalmente a muda. Testei plantando diretamente sementes de FLAMBOYANT, Chapéu-de-sol – Terminalia catappa, Pata-de-vaca, Tamarindo...apanhadas diretamente das árvores matrizes. Cultivei no pequeno espaço da varanda de meu apartamento e farão parte do reflorestamento de nosso pequeno paraíso na Ecovila Santa Branca, em Teresopolis de Goiás - GO.

Nenhum comentário: