3.23.2018

China tenta romper hegemonia mundial na comunicação


  |


Durante muitas décadas a China foi para o mundo um gigante adormecido. A grande república popular do oriente era fechada para o resto do planeta. Justamente por isso, ficava à mercê da propagando anticomunista patrocinada pela direita, principalmente dos Estados Unidos. Mas agora os chineses parecem dispostos a mudar sua imagem internacional. Para isso, eles vão investir pesado na comunicação.
Autoridades chinesas decidiram criar uma rede de comunicação internacional formada por TVs, Rádios e Internet, com o objetivo de se tornar uma das maiores plataformas de propaganda do mundo. Os planos estão em um documento do Partido Comunista Chinês aprovado pelo Parlamento.
A missão dessa rede será divulgar as ideias, a cultura e a história da China para o resto do mundo. A medida é parte de uma campanha mundial para melhorar a imagem internacional do País e difundir seus pontos de vista.
Na prática, será um contraponto ao hegemonismo ideológico que o capitalismo dos Estados Unidos exerce na velha mídia mundial. O enfrentamento dessa ditadura da informação vem sendo feito por canais alternativos, principalmente na internet, mas ainda é muito pouco para romper com as ideologias do mercado.

Nenhum comentário: