3.22.2018

Liberdade de Lula pode estar nas mãos de Gilmar Mendes



A essa altura do campeonato, faltando praticamente uma hora para o início do julgamento do seu habeas corpus preventivo, Lula tem garantidos cinco votos: Marco Aurélio Melo, Celso de Mello, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli e Rosa Weber.
Os cinco que a 5/10/2016 votaram contra a prisão depois de condenação em segunda instância, alinhando-se à constituição.
Para sair vencedor, Lula precisa de um dos seis votos favoráveis à prisão em segunda instância naquele julgamento, que foram os de Cármen Lúcia, Edson Fachin, Luiz Roberto Barroso, Luiz Fux, Gilmar Mendes e Teori Zavascki.
Teori está morto. O seu substituto, Alexandre de Moraes, mandou prender um deputado federal depois de condenado em segunda instância em julgamento de 6 de fevereiro último, o que indica que vai votar contra o HC de Lula.
A incógnita é Gilmar Mendes.
No julgamento de 2016 ele sublinhou que embora favorável a prisão em segunda instância sempre haveria o habeas corpus para corrigir abusos e já declarou que a prisão depois da segunda instância não é obrigatória, tem que ter uma justificativa.
Cinco votos a favor, cinco contra.
O voto de Minerva será de Gilmar.









Nenhum comentário: