6.29.2010

BRSILEIROS NÂO FAZEM EXERCÍCIOS


Brasileiros deixam de lado atividade física, mostra estudo
Segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 16 em cada 100 pessoas no País fazem exercícios, mesmo que leves

Em época de Copa do Mundo, o esporte está em alta. Apesar disso, poucos são os brasileiros que jogam bola ou fazem qualquer outro tipo de exercício nos horários livres. No Brasil, em cada grupo de 100 pessoas com mais de 18 anos, só 16 fazem exercícios físicos leves e moderados — como caminhadas, hidroginástica e musculação por 30 minutos — ou atividades mais pesadas, como futebol ou corrida, por 20 minutos diários. Segundo a pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, no Rio a média é um pouco maior: 16% dos adultos fazem atividade física no tempo livre.

“A média é muito baixa. A prática de exercícios é importante porque aumenta os níveis do colesterol bom, que é um protetor cardiovascular e diminui o risco de enfartes. Além disso, reduz o risco de diabete, hipertensão e o peso. A prática de exercícios físicos regulares também aumenta a produção de endorfina, que reduz o estresse, a ansiedade e a depressão”, explica o cardiologista André Triani, do Hospital municipal Paulino Werneck.

Nem as praias do Rio e os calçadões têm atraído os cariocas. Entre os homens, só 19,9% fazem exercícios nos horário livres. Já entre as mulheres, 13 em cada grupo de 100 adultas fazem uma atividade física.

“Deve-se fazer exercícios pelo menos duas ou três vezes por semana. O Rio tem áreas verdes e praias que estimulam a prática de esportes como futebol, corrida, surfe e ciclismo, e o carioca deveria aproveitar. Unindo isto a uma atividade que dê prazer, a mente relaxa e o estresse é amenizado”, afirma o coordenador geral da Academia da Praia e membro da Câmara de Fitness do Conselho Regional de Educação Física, Marco Antônio Ferreira.

A pesquisa nacional mostrou ainda que o número de mulheres com mais de 65 anos que faz exercício físico é maior do que o de mulheres com idades entre 18 e 24 anos. Enquanto 10,8% das idosas praticam exercícios, apenas 9,9% das mais jovens fazem atividade física regularmente.

O trabalho indica que o carioca tem preferido a televisão. O levantamento mostra que o Rio é o estado onde o maior número de pessoas assiste três horas ou mais de televisão por dia. Enquanto a média nacional é de 25,8%, no Rio 29,1% têm esse hábito.

GINÁSTICA DE GRAÇA EM VÁRIOS PONTOS DA CIDADE

AULAS GRATUITAS
A prefeitura tem uma academia para idosos que funciona na Praça Serzedelo Correia, entre a Rua Siqueira Campos e a Avenida Nossa Senhora de Copacabana. As aulas ocorrem das 7h às 9h. Pessoas com menos de 60 anos também podem exercitar-se a partir desse horário.

GINÁSTICA
Os interessados em fazer ginástica gratuitamente têm ainda 120 núcleos da prefeitura distribuídos pela cidade. Para saber o local mais perto de casa, deve-se ligar para 2976-3711

AVALIAÇÃO MÉDICA
Segundo o cardiologista André Triani, antes de começar a fazer um exercício a pessoa deve ser submetida a avaliação médica.
POR PÂMELA OLIVEIRA
O Dia

Nenhum comentário: