6.29.2010

Farmanguinhos investe em Pesquisa e Tecnologia


O Diretor Executivo de Farmanguinhos, Hayne Felipe da Silva, tem características comuns ao Presidente da República. Além do sobrenome Silva, ambos foram sindicalista, e hoje desempenham funções de grande responsabilidade que contribuem diretamente para o crescimento do Brasil.

O Farmacêutico Hayne Felipe completa neste mês de Junho, o primeiro dos seus quatro anos no comando do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Com 860 funcionários, Farmanguinhos é o maior laboratório farmaceutico oficial vinculado ao Ministério da Saúde. Lá são produzidos mais de um bilhão de medicamentos por ano para atender aos programas estratégicos do Governo Federal, que são distribuídos à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além de atender demandas emergenciais no Brasil e no exterior.
- Somos uma fábrica pública de medicamentos. Mas nossas atividades não se restringem somente à produção. Desenvolvemos e executamos uma série de projetos, no Brasil e no exterior, nas áreas química, ambiental e social - explica Hayne, ressaltando a importância da geração de empregos em cada projeto realizado, como por exemplo, o Arranjo Produtivo Local (APL), uma capacitação de mão-de-obra de jardineiros e agricultores que moram no Maciço da Pedra Branca.

Na capacitação, que dura 10 meses, cerca de 50 profissionais do campo aprendem sobre manejo e cultivo de plantas medicinais e tratamento de resíduos.
- O aproveitamento de moradores locais em projetos com o APL é muito importante. Além da geração de empregos, esse projeto ajuda muito na preservação do Meio Ambiente. E essa interação com a comunidade é fundamental. É uma meta prioritária construir uma política séria de gestão ambiental - garante.

Hayne, que é farmacêutico e mestre em química de produtos naturais, considera que o Brasil está em seu melhor momento no que se refere à produção de medicamentos. Uma série de acontecimentos contribuiu para este quadro positivo como a política dos genéricos, adotados no país no fim da última década.
Os genéricos têm a mesma qualidade, eficácia e segurança a um preço muito inferior ao medicamento original (cerca de 35% mais baratos do que o medicamento de referência).
- Os genéricos representam um marco no sistema de saúde brasileiro. A produção destes medicamentos tem importância estratégica na política industrial do país - afirma Hayne, citando em seguida algumas parcerias feitas entre o Governo Federal e laboratórios privados.

Entre os produtos elaborados por Farmanguinhos estão antibióticos, antiinflamatórios, antiinfecciosos, antiulcerantes, analgésicos, medicamentos para doenças endêmicas, como malária e tuberculose, antirretrovirais contra a Aids, medicamentos para o sistema cardiovascular e o sistema nervoso central e para os programas de diabetes e hipertensão. Atualmente, o Instituto pode produzir mais de 50 tipos de medicamentos diferentes, de acordo com as necessidades do SUS.

Segundo o diretor, Farmanguinhos cruza fonteiras quando o assunto é combater doenças. Para ilustrar tal afirmação, Hayne fala sobre a atividade de cooperação internacional desenvolvida pela unidade em consoante com a política internacional do Brasil. Na África, continente mais atingido por epidemias no planeta, há um projeto pioneiro sendo executado.- Vamos montar em Moçambique uma fábrica de antirretrovirais (medicamentos que impedem a multiplicação do vírus HIV no organismo, em várias etapas de sua reprodução). Vamos ajudar com qualificação de mão-de-obra e produção e exportação de medicamentos. A previsão é de que a fábrica seja inaugurada já em 2011 - anuncia.

Em 2008, a Fiocruz firmou um acordo de transferência tecnológica com o Instituto Indar, da Ucrânia, no qual oferece a tecnologia de produção de antirretrovirais para receber a de Insulina humana recombinante. A Acija, parceira de Farmanguinhos em algumas iniciativas, é responsável por fazer, cotidianamente, intercâmbio entre o poder público e a iniciativa privada.
- Realizamos reuniões mensais com pequenas, médias e grandes empresas de Jacarepaguá e com os governos Estadual e Municipal para viabilizar parcerias que visam o desenvolvimento de Jacarepaguá e bairros vizinhos. Eu gostaria de parabenizar a Farmanguinhos e sua diretoria por seus projetos e tudo mais que ela tem feito em prol do bem estar da comunidade - elogia Aluizio Cunha, Diretor Executivo da Acija.

História da Farmanguinhos

Originário do antigo Serviço de Medicamentos do Departamento Nacional de Endemias Rurais, criado em 1956, pelo Ministério da Saúde, Farmanguinhos foi ampliado e integrado à Fiocruz em 1976. Desde então, experimentou um crescimento fabuloso. É o único laboratório produtor de medicamentos ligado diretamente ao Ministério da Saúde.

A unidade Farmanguinhos tem exercido papel de estaque na pesquisa e no desenvolvimento tecnológico de produtos essenciais distribuídos gratuitamente à população pelo SUS. De suas linhas de produção saem, anualmente, mais de dois bilhões de comprimidos, cápsulas e frascos de pomadas.

Farmanguinhos está inserido na política de controle de preços de medicamentos do governo federal, sobretudo com a profução de genéricos contra a AIDS. Essa atuação da unidade tem permitido a diminuição dos custos dos medicamentos e suprido em grande parte as necessidades dos portadores de HIV.

Por sua capacidade de tecnológica, é o único laboratório público preparado para atender emergências do SUS. MAis recentemente, a unidade tem ampliado a pesquisa e produção na área de produtos naturais, como as velas de andiroba, de eficácia comprovada como repelente de mosquitos transmissores de malária, dengue e filariose.

Entre os marcos da história de FArmanguinhos está aentrega ao Ministério da Saúde do primeiro lote de Efavirenz produzido no Brasil, em fevereiro de 2009. O antirretroviral, que faz parte do coquetel anti-aids distribuído pelo Programa Nacional de DST/Aids, é resultado do primeiro licenciamento compulsório realizado no Brasil, decretado em maio de 2007. A cada ano, 85 mil pacientes são beneficiados.

Outra conquista para a unidade é a incorporação de tecnologia para a produção nacional de Insulina.

Fundação Oswaldo Cruz Instituto de Tecnologia em Fármacos - Farmanguinhos.
Avenida Comandante Guaranys, 447 - Jacarepaguá
Atividade: Fabricar, importar, exportar, reembalar, distribuir e transportar medicamentos

Nenhum comentário: