7.02.2010

O exercício físico: como praticar

Como perder barriga
Se você quer perder barriga, e já está ficando incomodado, a melhor maneira de perde-lá, é começar fazer exercícios abdominais. Além de diminuir a barriguinha, praticando exercícios abdominais você também queima calorias e perde peso. Apesar dos exercícios abdominais serem a melhor forma de perder barriga com saúde, assim como qualquer exercício físico, sua prática contribui na queima de calorias de todo o corpo, que leva a redução da gordura, com a conseqüência da diminuição da barriga.

Lembre-se que apenas uma pequena levantada da cabeça é suficiente para trabalhar os músculos. Não execute o exercício com as pernas estendidas, você estará forçando sua coluna lombar, o que poderá causar uma séria lesão. Mantenha seus pés livres! Não os prenda, do contrário você poderá sofrer o mesmo risco apontado no item anterior. Não coloque a mão na nuca para não forçar as articulações e músculos cervicais.

O mais recomendado é que você procure um profissional experiente para orientá-lo, pois se você praticar os exercícios abdominais de uma forma errada, você poderá estar atraindo sérios danos a sua saúde


Dicas de como se deve praticar exercício.

1.Só praticar exercícios sob orientação.

2.Realizá-los com regularidade.

3.Transformar o exercício numa fonte de lazer.

4.Fazer os alongamentos e o devido aquecimento antes de praticar qualquer tipo de exercício.

5.Exercitar-se até se sentir "agradavelmente" cansado.

6.Não querer fazer tudo de uma vez e só uma vez.

7.Procurar o exercício mais adequado para as características do seu próprio corpo.

8.Praticar exercícios que requeiram movimentos fáceis e envolvam todos os grupos musculares.

9.Evitar competir com os outros e principalmente consigo mesmo.

10. Nunca praticar um desporto só no fim de semana, principalmente se não estiver com alguma preparação física.

11. Antes de se envolver num programa de exercícios, submeter-se a uma avaliação com o seu médico e procurar orientação de profissionais especializados.

12. Não se descuidar da hidratação. Quanto mais intensa a prática do exercício, maior a perda de água e sais minerais. Por isso beba muita água antes, durante e após o treino.

Riscos que correm as pessoas que praticam exercício sem orientação

A prática de exercícios sem uma avaliação médica anterior e sem orientação de profissionais especializados pode causar prejuízos, sobretudo:

-No sistema cardiovascular; - acidente vascular-cerebral, enfarto agudo do miocárdio, arritmias etc;

-Ao sistema osteo-articular ligamentoso, entorses, distensões, fracturas, ruptura de ligamentos, etc.



Os 10 Mandamentos da Atividade Física Para Emagrecer


1.Estas normas são para adultos com Índice de Massa Corporal (IMC)  25 Kg/m2, ou seja com excesso de peso – pré-obesidade ou já obesos.

2.A AF (actividade física) ao longo de toda a vida é muito importante para a saúde dos vários órgãos e aparelhos do corpo humano. A sua importância não se limita ao controlo do peso, nem a uma dada fase da vida. Não basta ter feito desporto durante a juventude e nunca é tarde para começar.

3.AF e alimentação saudável, completam-se e não se podem substituir. AF ou dieta sozinhas, sem estarem associadas, estão condenadas ao malogro a longo prazo em termos de resultados. A AF potencia os efeitos da correcção alimentar.

4.A perda de peso deve ser lenta para ser eficaz, duradoira e segura. Meio a um quilo por semana é uma velocidade média de emagrecimento adaptável à maioria das situações, que pode ir a 2 Kg mensais em casos mais graves.

5.Emagrecer equilibradamente e manter a perda. - Pequenas perdas, na ordem dos 5% a 10% do peso, desde que mantidas, já trazem grandes benefícios à saúde. Nem sempre é necessário ou possível normalizar o peso por completo. O bom é muitas vezes inimigo do óptimo.

6.A AF tem de ser frequente e regular. Esta é a característica mais importante da AF, sobretudo quando o objectivo é a perda de peso. Por isso o ideal é 5 dias por semana. 3 dias por semana é o mínimo dos mínimos e menos que 3 não faz sentido.

7.A AF para emagrecer deve ser ligeira a moderada mas PROLONGADA. - Começar com meia hora por dia até chegar a cerca de uma hora por dia (ou mais para quem puder e gostar). O ideal é gastar 2.000 Kcal por semana e nunca menos de 800 a 1000 Kcal. Existem métodos fáceis e rápidos para calcular o dispêndio calórico da marcha.

8.Caminhar rapidamente é a AF ideal para a maioria das pessoas que necessitam de perder peso, por ser uma AF que emagrece muito e de baixos riscos. Toda a AF é bem vinda, embora as diversas Afs difiram muito nas calorias que consomem e nos seus riscos.

9.Exercícios de força e de flexibilidade são úteis como complemento da marcha a partir duma certa fase do programa, mas a marcha é o mais importante.

10.A AF deve ser fonte de prazer e de bem-estar durante a sua prática e no resto do dia. Os prazeres também se podem educar…

Nenhum comentário: