6.29.2010

Dectando câncer pela saliva


Universidades criam teste que detecta câncer pela saliva

Duas universidades, uma japonesa e outra americana, desenvolveram uma técnica que detecta com rapidez certos tipos de câncer realizando um teste de saliva, de acordo com informações divulgadas nesta terça-feira pelos pesquisadores. A tecnologia desenvolvida pela universidade japonesa de Keio e pela Universidade da Califórnia, permite detectar altas probabilidades de câncer de pâncreas, de mama ou de boca.

Para obter o resultado desejado, foram analisadas amostras de saliva de 215 pessoas diferentes, entre as quais havia pacientes com câncer, e identificaram 54 substâncias cuja presença permite detectar a doença. Depois de proceder a outros exames, conseguiu-se detectar 99% dos casos de câncer de pâncreas existentes, 95% dos de mama e 80% dos de boca, disseram os cientistas.

A realização deste teste levaria, no máximo, meio dia, segundo os pesquisadores. Esta nova tecnologia é capaz de detectar até 500 substâncias diferentes presentes na saliva ao mesmo tempo, afirmou o professor Tomoyoshi Soga, da Keio.

O pesquisador enfatizou que esta nova tecnologia permitirá detectar com muito mais facilidade o câncer de pâncreas e de boca. "As taxas de sobrevivência do câncer de pâncreas e de boca são particularmente baixas porque os sintomas não são muito claros na fase inicial, e por isso se demora mais em descobrir a enfermidade", afirmou o comunicado.

Com informações das agências internacionais

Nenhum comentário: