7.02.2010

Diga não ao Ressentimento. Estratégias mentais e físicas



Você recebeu um tratamento péssimo daquele cliente, daquele namorado, do professor, do seu marido, dos seus pais, dos seus filhos, dos vizinhos, do seu chefe, dos seus colegas, dos amigos, dos críticos, do cachorro...

Você tem toda razão em ter sentido mágoa, tristeza e desapontamento quando isso aconteceu.

Mas sentir tais coisas só tem lógica se for naquele momento.

NUNCA MAIS.

Se você está, ainda hoje, sentindo essa decepção, essa tristeza, essa mágoa com outra pessoa, então você está ressentido, com ela. Veja com atenção o significado da palavra ressentimento:

Sentir novamente; Sentir infinitamente, para alguns.

RE-SENTIMENTO

Qual a razão de usar sua mente para sentir novamente coisas ruins, fragilidades e decepções?

Sentir coisas ruins novamente não tem absolutamente nenhuma função, exceto prender você ao passado e tornar você uma eterna vítima de alguém que nem mesmo está tentando prejudicar você mais.

Ao guardar qualquer ressentimento você está se acorrentando a alguém que lhe fez mal, mesmo que essa pessoa não queira mais isso.

Você está re-sentindo a dor que só existe em sua memória.

A outra pessoa, por pior que tenha sido, não será prejudicada por seu ressentimento.

MAS VOCÊ SERÁ!

Você desperdiçará momentos únicos das suas vinte e quatro horas para pegar o punhal que alguém usou contra você há semanas, meses, anos ou décadas atrás e, acredite ou não, você mesmo estará se apunhalando dia-após-dia, com seu re-sentimento.

Não caia na armadilha do ressentimento.

Se o caso for tão grave que tenha que ser resolvido em tribunais, deixe advogados cuidando disso e se concentre em sua vida e sua felicidade.

Viva o momento que estiver vivendo.

Esqueça as coisas ruins do passado.
Ele não existe mais.

E, se mesmo com toda a lógica do mundo, você ainda estiver "sentindo re-sentimento" e mágoa de alguém, lembre-se do que disse William Shakespeare:

"Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra.“

Estratégias mentais e físicas

Estratégias mentais ( o que você deve fazer de dentro para fora):
1- Pense sempre de forma positiva. Toda vez que um pensamento negativo vier à mente, afaste-o! Para isso, é preciso muita disciplina mental. Você não adquire isso da noite para o dia, assim como um atleta, é preciso muito treino.

2- Não tenha mede de nada e nem de ninguém. O medo é uma das maiores causas de nossas perturbações interiores. Tenha fé em você mesmo. Sentir mede é acreditar que os outros são poderosos. Não dê poder ao próximo.

3- Não se queixe. Quando você reclama, tal como um ímã, atrai para si toda a carga negativa de suas próprias palavras. A maioria das coisas que dão errado se materializa quando nos lamentamos.

4- Risque a palavra culpa do seu dicionário. Não se permita esta sensação, pois quando nos punimos, abrimos nossa retaguarda para espíritos opressores e agressores que vibram com a nossa melancolia. Ignore-os.

5- Não deixe que interferências externas tumultuem o seu cotidiano. Livre-se de fofocas, comentários maldosos e gente deprimida. Isso é contagioso. Seja prestativo com quem merece sua atenção, Sintonize-se com gente positiva e alto-astral.

6- Não se aborreça com facilidade nem dê importância às pequenas coisas. Quando nos irritamos, envenenamos nosso corpo e nossa mente. Procure viver com serenidade e, quando tiver vontade de explodir, conte até dez.

7- Viva o presente. O ansioso vive no futuro. O rancoroso, no passado. Aproveite o aqui e o agora. Nada se repete, tudo passa. Faça o seu dia valer a pena. Não perca tempo com melindres e preocupações, pois só trazem doenças.

Estratégias físicas ( o que você deve fazer de fora para dentro) :

1 – A aguar purifica. Sempre que puder vá à praia, rio ou cachoeira. Em casa enquanto toma banho, embaixo do chuveiro, de olhos fechados, imagine que seu cansaço físico e mental e toda a carga negativa estão indo por água abaixo.

2 – Ande descalço quando puder, na terra, de preferência. Em casa, massageie seus pés com um creme depois de um longo dia de trabalho. Ou escalde-os em água morna. Acrescente um pouco de sal grosso para descarregar.

3 – Mantenha contato com a natureza, tenha em casa um vaso de plantas pelo menos, cuide dele com carinho. O amor que dedicamos às plantas e animais acalma o ser humano e funciona como relaxante natural.

4 – Ouça músicas que o façam cantar e dançar. Seja qual for o seu estilo preferido, a vibração de uma canção tem o poder de fazer com que nos sintamos vivos, aflora a nossa emoção e abre o nosso canal com a alegria.

5 – queime um incenso de vem em quando e purifique o seu ambiente, Prefira faze-lo na sua casa e aproveite para meditar, respirar profunda e pausadamente, como se fosse uma ginástica mental. A mente também precisa de exercícios.

6 – Sinta o aroma das flores e dos perfumes sempre que tiver ima oportunidade. Muitas sensações de conforto se originam num simples ato de inspirarmos delicadamente fragrâncias sutis e agradáveis.

7 – Liberte-se! Sempre que puder, procure livrar-se da rotina e pegue a estrada, nem que seja por um único dia, pois esta atitude revigora qualquer ser humano. Conheça novos lugares e novas pessoas periodicamente.

Viva a vida!

Nenhum comentário: