9.27.2010

O Príncipe dos Sociólogos joga a toalha: Dilma deve vencer as eleições

FHC admite que Dilma deve vencer, declarou ex-presidente e príncipe dos sociólogos Fernando Henrique Cardoso
"Acho que Lula será lembrado pelo crescimento e avanço sociais. Lula surfou na onda"

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso admitiu em entrevista ao jornal britânico Financial Times que a candidata do PT à Presidência, Dilma Roussef, deverá sair vitoriosa das eleições marcadas para o próximo dia 3 de outubro. FHC, essa vitória (Dilma) representará uma continuidade adotada neste pais: "Isso vai nos levar a uma rota de desenvolvimento mais rapido. Vai levar o Brasil para frente. A sociedade é forte e consciente ". Este processo caminha de forma inexorável para um desenvolvimento de forma sustentável.
O ex-presidente não escondeu sua frustração ao falar sobre as eleições, afirmando que a oposição ajudou a tornar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva um mito. "A oposição entendeu errado. Nós permitimos a mitificação de Lula. Mas Lula não é revolucionário. Ele surgiu da classe trabalhadora e se comporta como um governo moderno,com idéias inovadoras, revolucionárias e polêmicas, como a de acabar com a fome no mundo, diminuir a desiguaudade social dos povos", avaliou FHC.
Para ele, Lula melhorou o Brasil. "Nós nos esquecemos de que o país precisava continuar avançando. No meu governo o Brasil ficou anestesiado.O Lula melhorou a vida dos mais necessitados, aumentando o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) em escala nunca antes alcançada neste pais. Precisamos de uma nova onda de reformas", acrescentou o ex-presidente. "devemos ter um aumento de produtividade para ganhar competitividade. Com reforma fiscal, impostos menores e investimento em capital humano e infraestrutura."
FHC afirmou ainda que a grande questão que deve ser debatida atualmente é a da "qualidade". "Nós gastamos toda a nossa vida nos preocupando sobre quantidade: se o PIB cresce ou não. Agora, a questão é qualidade. Melhorar a qualidade da  educação deverá ser uma das principais bandeiras do novo governo ( será que FHC quer ser ministro da educação da Dilma?) ,  A principal razão para as crianças não irem à escola não é mais econômica. É porque elas perderam o interesse. A qualidade do ensino precisa melhorar".
Indagado sobre como Lula será lembrado na história, FHC respondeu: "Acho que ele será lembrado pelo crescimento, ter melhorado o Brasil nos aspectos sociais, tirando os pobres e miseráveis desta linha de situaçao social". Sobre sua própria importância para a política brasileira, o ex-presidente resumiu: " Lula surfou na onda e entrou para historia com as mudanças sociais".

Nenhum comentário: