9.30.2010

MITOS E VERDADES SOBRE O APARELHO DIGESTIVO


Especialista desvenda todos os mistérios que rondam este assunto!
Azia, úlcera e intestino preso são só alguns dos problemas decorrentes do processo de digestão dos alimentos. E como estes problemas são muito comuns no nosso dia-a-dia, acaba que não se sabe se muitas das soluções apontadas são ou não crendices populares. Afinal, chocolate causa azia ou não? Para tirar estas e outras dúvidas, confira um especial sobre alguns mitos e verdades sobre o tema preparado pelo Dr. Vladimir Schraibman, gastroenterologista e cirurgião do aparelho digestivo, do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo.
A úlcera é a doença mais comum entre as pessoas sob estresse constante.
MENTIRA. A úlcera péptica gástrica ou duodenal ocorre em muitas pessoas. Atualmente, sabe-se da existência de uma bactéria chamada Helicobacter pylori que é a grande causadora da maioria das úlceras.
Pessoas que consomem ácido acetilsalicílico regularmente têm maior risco de desenvolver úlcera gástrica.
VERDADE. Tomadores crônicos de ácido acetilsalicílico ou que consomem essa substância quatro dias por semana, durante três meses ou mais, têm maior risco de desenvolverem uma úlcera gástrica, como também de apresentarem sangramento desta úlcera (hemorragia digestiva alta).
Chocolates, mentolados e fumar causam azia.
VERDADE. A azia ocorre quando o esfíncter inferior do esôfago, localizado na junção do esôfago com o estômago, relaxa de maneira inapropriada ou apresenta uma fraqueza. Isto faz com que o ácido produzido pelo estômago reflua para o esôfago. Tanto chocolates como mentolados causam esse relaxamento, o que ocasiona o refluxo do ácido. Outros alimentos que contribuem para isso são: tomate e derivados, frutas cítricas, café (cafeína), frituras e gorduras. Com relação ao fumo, estudos revelam que esse hábito diminui o tônus da musculatura do esfíncter inferior do esôfago, contribuindo para o refluxo.
O uso de antiácidos melhora a azia.
EM PARTE. O uso de antiácidos melhora, por um curto prazo, o sintoma da azia. Mas, o consumo indiscriminado pode resultar em sintomas como diarréia, alterações no metabolismo do cálcio (um elemento importante para os ossos) e retenção de magnésio (que pode levar a complicações graves em pacientes com problemas renais).
Intestino regular é aquele que funciona todos os dias.
MENTIRA. A freqüência considerada normal pode variar entre três vezes ao dia até três vezes durante uma semana. Pessoas com intestino regular podem variar dentro desta faixa de normalidade, sem apresentar qualquer problema intestinal. Dessa forma, o entendimento de intestino regular varia de pessoa para pessoa.
O uso de laxativos comprados no balcão da farmácia é seguro e cura o problema da prisão de ventre.
MENTIRA. O laxativo, geralmente, resolve o problema por um período, mas o uso indiscriminado e constante, além de danificar a musculatura do intestino, pode levar à redução na absorção de vitaminas importantes e de outras medicações.
O alcoolismo crônico é a única causa de cirrose do fígado.
MENTIRA. A cirrose tem muitas causas, entre elas a hepatite viral. Nas crianças, a cirrose pode ser causada por problemas hereditários, incluindo fibrose cística, deficiência de alfa-1-antitripsina, atresia biliar, doença de acúmulo de glicogênio. Nos adultos, a cirrose ainda pode ser causada pela hepatite B ou outras doenças mais raras, tais como a cirrose biliar primária, doenças de acúmulo de metais no corpo, reação severa contra algumas drogas administradas e exposição prolongada a toxinas do ambiente.
Sua Dieta

Nenhum comentário: